Campanha de vacinação contra febre aftosa é prorrogada no estado do Rio
28/05/2020 14:59 - Atualizado em 03/06/2020 18:04
Vacinação contra aftosa
Vacinação contra aftosa / Divulgação-Supcom Campos
Atendendo ao pedido da secretaria de Agricultura, com o apoio da Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), o ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no estado. Agora, o pecuarista terá até o dia 30 de junho para adquirir e aplicar a vacina e, até o dia 10 de julho, para enviar a declaração de vacinação, acompanhada da nota fiscal da compra da mesma.
Até o momento foram comercializados mais de 70% do total de doses de vacinas esperadas para a campanha, que envolve todos os bovinos e bubalinos do estado, somando cerca de 2,5 milhões de cabeças.
De acordo com o superintendente de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique de Moraes, com a prorrogação da campanha o pecuarista terá mais tempo para efetuar a compra e aplicação da vacina nos animais, além de realizar a entrega da declaração nas unidades da Defesa Agropecuária ou por meio do WhatsApp disponibilizado para esta finalidade.
— A declaração precisa estar totalmente preenchida. Por meio dela é comprovada a vacinação do rebanho e é feita a atualização do cadastro da propriedade. Esperamos imunizar 100% do rebanho do estado, que hoje está em cerca de 2,5 milhões de cabeças e, até o momento, já temos mais de 70% das doses esperadas para serem vendidas nesta etapa comercializadas e entregues aos produtores — explicou Paulo Henrique.
O secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, afirma que o estado está avançando rumo à retirada da vacinação, prevista para 2021, uma vez que vem alcançando todas as metas estabelecidas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa. “A vacinação do rebanho é uma obrigação prevista na legislação e cabe ao pecuarista cumprir essa etapa. Nós estamos trabalhando para dar condições ao produtor de atender a determinação legal, evitando riscos a sua saúde de seus animais”, acrescentou o secretário.
Declaração de vacinação
No estado do Rio de Janeiro, a secretaria estadual de Agricultura, por meio da Defesa Agropecuária, permite que o pecuarista faça o lançamento da sua própria declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária (SIAPEC3).
A secretaria também disponibiliza e-mail e WhatsApp para envio da declaração e para tirar eventuais dúvidas sobre a campanha.
O produtor poderá contar com o apoio dos sindicatos rurais, lojas agropecuárias e prefeituras no recebimento de declarações, que serão repassadas aos escritórios do serviço oficial, evitando, assim, a aglomeração nesses postos.
 
 
Para comprovar a vacinação do seu rebanho, por e-mail ou via WhatsApp, o pecuarista deverá digitalizar ou tirar uma foto do formulário de Declaração preenchido e da nota fiscal, depois enviar a um dos contatos de e-mail ou para o Whastapp neste número: (021) 98605-1198. Os contatos de e-mail dos Núcleos de Defesa Agropecuária podem ser acessados por meio deste link: https://is.gd/nFCJ3D.
Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS