Campos registra 40 casos positivos de coronavírus em 24 horas
Channa Vieira 12/05/2020 18:58 - Atualizado em 22/05/2020 19:31
Pela primeira vez desde o início da pandemia, Campos registrou 40 casos positivos do novo coronavírus em 24 horas. De acordo com o novo boletim epidemiológico, divulgado na noite desta terça-feira (12), o município já confirmou 237 casos da doença, sendo dez óbitos. Além disso, a Prefeitura informou que oito mortes estão sendo investigadas por suspeita de Covid-19, sendo duas registradas nesta terça. Dois idosos, uma mulher de 92 e um homem de 83 anos, ambos hipertensos e portadores de outras comorbidades, morreram com sintomas similares da doença. De acordo com dados da Vigilância em Saúde, 579 pacientes estão sendo acompanhados pela secretária de Saúde também por suspeita de Covid-19. Até o momento, após exames, 48 casos já foram descartados. 
Segundo o boletim do município, dos novos casos registrados nesta terça, são 21 homens e 19 mulheres, entre 18 e 89 anos. Nove deles relataram comorbidades: hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular, rinite, neoplasia e diabetes. Do total de casos de Covid-19 confirmados em Campos, 123 são mulheres e 114 homens, com idades entre um mês e 91 anos. Dos 579 pacientes acompanhados pelo município, 472 apresentaram casos de Síndrome Gripal (SG) e 107 Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Óbitos - A primeira morte em decorrência da Covid-19 em Campos foi confirmada no dia 10 de abril. O caminhoneiro Hudisson Pinto dos Santos, morador da Penha, de 39 anos, casado e pai de dois filhos, morreu na UTI do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus (CCC). Hudisson esteve na UPH do São José no dia 4 de abril. Em seguida, fez uma tomografia no Hospital Geral de Guarus (HGG), de onde foi transferido direto para UTI do CCC, falecendo seis dias depois. O caminhoneiro havia passado por São Paulo e Ceará, duas áreas de grande circulação do vírus.
O segundo óbito registrado pelo município ocorreu no dia 19 de abril. Uma idosa de 79 anos fazia tratamento no Instituto Nacional de Câncer (Inca), na capital, e já contava com problemas hematológicos. Ela era natural de Campos e estava no Rio desde agosto de 2019. Veio a Campos somente no Carnaval e retornou para o Rio sem possibilidades de retorno devido ao quadro clínico. Ela foi internada por sintomas respiratórios.
O terceiro óbito foi confirmado no dia 25 de abril. O município não deu mais detalhes sobre o caso, confirmou apenas que era uma idosa de 90 anos residente no município que estava em tratamento em hospital da rede particular.
Já no dia 30, a confirmação foi sobre a morte de uma mulher de 58 anos, que estava internada no Centro de Terapia Intensiva (CTI) de uma unidade da rede particular. De acordo com a Prefeitura, ela era diabética, tinha doença cardiovascular e havia testado positivo há alguns dias, já estando entre os casos confirmados do Departamento da Vigilância em Saúde.
O quinto óbito em decorrência da Covid-19 foi confirmado pelo município no dia 4 de maio. Trata-se de um idoso campista de 75 anos, com diabetes. Ele estava internado no Rio de Janeiro.
Nessa quarta-feira (6), a Prefeitura de Campos confirmou mais duas mortes por coronavírus: duas mulheres, de 81 e 91 anos, com comorbidades, sendo uma portadora de doença cardiovascular e a outra pneumopatia e neuropatia
A oitava morte pela doença foi registrada no dia 8 de maio. Trata-se de um idoso de 85 anos, com obesidade e doença renal crônica, que estava internado na UTI de um hospital particular do município.
O advogado Fábio Lontra Costa, de 73 anos, morreu no dia 9 de maio no Hospital Doutor Beda. Fábio foi a 9ª vítima da Covid-19 no município. Sem velório, por conta da pandemia, seu corpo foi sepultado no Cemitério do Caju. Foi a primeira morte em decorrência da doença registrada no Beda. Ele deixou os filhos Arthur, Fernanda, Mariana e Laura. E os netos Maria Eduarda, Arthur, Augusto e Pedro Otávio.
Nessa segunda-feira (11), a décima morte por coronavírus foi confirmada pela Prefeitura de Campos. De acordo com o governo municipal, trata-se de um idoso de 78 anos, que tinha diabetes, hipertensão arterial e insuficiência renal crônica.
Tratamento - A Prefeitura de Campos mantém desde o mês de março o Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos. Até a última quinta (30) foram realizados 720 atendimentos no local. A unidade implantada pela Prefeitura recebe pacientes confirmados ou com suspeita da doença encaminhados por médicos do atendimento 192 - Centro de Informações da Covid. Aqueles que apresentarem sintomas do novo coronavírus- tosse, febre, cansaço e dificuldade para respirar (em casos graves) - devem buscar orientação Central de Informações da Covid. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS