Irmã Suraya Chaloub tem AVE hemorrágico e passou por cirurgia
20/05/2020 22:25 - Atualizado em 21/05/2020 13:23
Irmã Suraya Chaloub, principal dirigente do Censa (Auxiliadora) durante mais de 30 anos, estando ainda atuante na instituição, teve hoje um AVE (Acidente Vascular Encefálico) hemorrágico no início da noite. Ela sentiu fortes dores na cabeça, após realizar uma reunião de trabalho, no final da tarde, e foi socorrida pelo médico Maron El Kik, tendo sido internada no Hospital Dr. Beda, em quadro grave, onde passou por uma cirurgia.
Após a cirurgia, que foi bem sucedida, diminuindo a pressão intracraniana, conduzida pelos neurocirurgiões Arthur Borges e Leandro Alcy, Irmã Suraya foi transferida para a UTI do hospital, em quadro considerado estável.
Brilhante educadora e gestora, ela ocupou a direção geral do Censa durante vários períodos, sendo o mais longevo o de 1989 a 2017, quando a instituição teve grande crescimento e expansão, gerando o Isecensa, com ensino superior, em 2002. Irmã Suraya ainda dirigiu o Censa de 1969 a 1971 e de 1973 a 1980.
Nascida em Macaé em 1932, há 88 anos, Irmã Suraya, veio estudar em Campos aos 10 anos, exatamente no Auxiliadora, onde encontrou a sua casa e sua vocação. Aluna irrepreensível, gostava de jogar vôlei, mas seu esporte preferido era o tênis, sendo torcedora convicta do Fluminense.
Formou-se em Filosofia pela UFRJ e depois concluiu seus estudos superiores em Turim, na Itália, e em Lyon e Paris na França, onde estudou por cinco anos. Pós graduou-se no Chile em Planejamento Educacional e se tornou Mestre pela PUC-RJ.
O Censa e o Isecensa divulgaram um comunicado oficial em suas redes sociais, relatando o ocorrido e pedindo orações e uma corrente de fé pela Irmã Suraya. Confira abaixo:
O Censa e o Isecensa divulgaram um novo comunicado oficial hoje pela manhã, através de e-mail. Confira abaixo:
COMUNICADO - IRMÃ SURAYA CHALOUB
Conforme já anunciado pelas redes sociais do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (Censa) e dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), Irmã Suraya Chaloub sofreu um AVE Hemorrágico (Acidente Vascular Encefálico) e passou por uma cirurgia. No momento, é necessário esperarmos os novos boletins médicos. Outras informações poderão ser passadas ao longo do dia através dos canais oficiais das instituições.
Contamos com as orações de todos e, desde já, agradecemos e temos a certeza de que a corrente de fé e de amor chegará até ela.
DIREÇÃO DO CENSA E DO ISECENSA
Hoje, no final da manhã, o hospital divulgou um boletim médico, atualizando o estado de saúde de Irmã Suraya. O boletim gerou uma nova nota oficial do Censa e do Isecensa, que pode conferida abaixo:
 
Atualização às 23h45 de 20/05/2020: Inclusão de nota oficial, postada nas redes sociais oficiais da instituição.
Atualização às 00h10 de 21/05/2020: Inclusão de informações sobre o fim da cirurgia.
Atualização às 11h22 de 21/05/2020: Inclusão de nova nota oficial, enviada por e-mail.
Atualização às 13h22 de 21/05/2020: Inclusão de boletim médico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]