A Repetição da História como Farsa.
Marco Alexandre Gonçalves 12/05/2020 22:50 - Atualizado em 13/05/2020 10:41
Nestes tempos estranhos, um liberal convicto acaba recorrendo, sem maior pudor, à célebre frase do filósofo comunista Karl Marx:
 
 
"A história se repete, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa"
Muito tem sido noticiado a respeito do estreitamento da relação entre o médico Osmar Terra, conhecido entre seus pares por ser um "terraplanista" da área médica, isto é, um charlatão que nega a ciência, e o Presidente Jair Bolsonaro, que esta altura dispensa maiores relatos sobre o fato de que exerce um dos piores mandatos da história da República.
Este relacionamento me fez recorda de curioso fato histórico, vez ou outra rememorado nos bancos da academia jurídica.
Certa vez, nesta estranha República Latino-Americana, um médico de nome "Cândido Barata Ribeiro" foi indicado para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
 
 
Exerceu o cargo por 10 meses, quando foi rejeitado pelo Senado Federal e deixou o Supremo. O Senado considerou que faltava ao médico, sem formação em Direito, um dos requisitos para o cargo, a saber: "notável saber jurídico".
 
 
Considerando a escalada no relacionamento entre o Presidente da República e o médico Osmar Terra (Plana), me pergunto até onde este estranhíssimo país repetiria caso tão peculiar, e protagonizaria esta farsa. Já pensou? Melhor nem dar ideia.
 
 
E que o falecido Barata Ribeiro, abolicionista convicto de honrada biografia, me perdoe pela horrorosa comparação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marco Alexandre Gonçalves

    [email protected]