Esgoto por ligações clandestinas estaria sendo despejado no Canal Coqueiros
Ícaro Abreu Barbosa 11/05/2020 22:43 - Atualizado em 22/05/2020 19:25
Genilson Pessanha
Moradores da Penha denunciaram, nesta segunda-feira (11), obras feitas pela empresa Águas do Paraíba no lugar. De acordo com eles, as obras de saneamento da rua Policarpo Ribeiro não estão sendo executadas da forma correta. Essas obras estariam levando detritos para reservatórios, que acabam sendo despejados no Canal Coqueiros sem o devido tratamento. A Águas do Paraíba, através de nota, negou que os despejos são realizados pela empresa, ressaltando a existência de fossas clandestinas, que seria o fator responsável pelo despejo no canal.
“Eles fizeram as obras aqui na Penha por volta de 2011 e não finalizaram essa rua por conta de verba. Nossos esgotos são levados à uma fossa que é despejada diretamente no valão”, contou o morador da rua, Luiz Miranda, aposentado pelos Correios.
De acordo com a Águas do Paraíba, as ligações clandestinas devem ser obrigatoriamente eliminadas pelos próprios responsáveis da ilegalidade ambiental.
Alguns moradores da rua Policarpo Ribeiros ainda se irritam pela possibilidade de serem cobrados pelo tratamento de esgoto, além do fornecimento de água, uma coisa que, segundo eles, a empresa estaria executando. A Águas do Paraíba, entretanto, detalhou o serviço realizado no bairro pela empresa.  
"A Penha já tem serviço de coleta e tratamento de esgoto, assim como mais de 90% de toda a área de contrato, em Campos dos Goytacazes, em ambas as margens do rio Paraíba do Sul. Parte do efluente da Penha é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Parque Imperial. E outra parte na ETE Matadouro. Apenas uma pequena área, naquela região, identificada como Parque Bela Vista ainda não está interligada. O que acontecerá, quando for concluída a rede na rua Antônio Marins, cuja obra está prevista para a finalização já no próximo semestre. E seus moradores, portanto, não pagam pelo serviço, apenas pelo fornecimento de água", afirmou a nota.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS