Wilson Witzel pede desculpa a Mourão por gravar ligação
28/01/2020 21:01 - Atualizado em 19/02/2020 16:43
Reprodução Vídeo G1
O governador Wilson Witzel (PSC) pediu desculpas, nesta terça-feira (28), ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) depois de gravar e divulgar uma conversa por telefone sem avisá-lo. No vídeo, Witzel aparece em um carro em movimento em Porciúncula, no Noroeste Fluminense, e pede auxílio do governo federal para as vítimas da enchente na região.
Bolsonaro chegou na última segunda-feira da Índia, onde estava em viagem oficial nos últimos dias. Ainda no país asiático, o presidente criticou a atitude de Witzel. “Não é usual alguém fazer isso. Não gostaria que fizessem comigo”.
Mourão também rebateu. “Ele diz que foi fuzileiro naval. Eu acredito que ele esqueceu a ética e a moral, que caracterizam as Forças Armadas, quando saiu do Corpo de Fuzileiros Navais”.
Nesta terça-feira, durante uma agenda na Zona Norte do Rio, o governador se desculpou. “Não queria surpreender nada. Se o presidente Bolsonaro, se o vice-presidente Mourão ficou de alguma forma entristecido pelo que aconteceu, eu sou uma pessoa humilde: peço desculpas. O senhor é uma pessoa por quem tenho o maior respeito, general do Exército. Minha respeitosa continência a vossa Excelência, ao presidente Bolsonaro. Sou um homem de bem, sou uma pessoa de sentimento, estava pedindo água para as pessoas, e o senhor me ajudou”, disse o governador.
No vídeo, Witzel começa falando que está na região de Porciúncula e Itaperuna e pede auxílio, principalmente para o envio de água aos atingidos. Mourão diz que está ciente da situação e completa: “Vou falar com o ministro Fernando (Azevedo, da Defesa) para intensificar isso aí. O ministro (Gustavo) Canuto (Desenvolvimento Regional) está lá em Minas Gerais e no Espírito Santo. Aí, qualquer coisa a gente apoia mais alguma coisa aí no Rio de Janeiro, governador. Fica tranquilo”.
Wilson Witzel completou, nesta terça, dizendo que gravou o vídeo para tentar tranquilizar a população.
— Eu quis mostrar o quanto o presidente Mourão estava nos ajudando. Em nenhum momento da minha vida eu divulguei telefonema privado. Eu sou uma pessoa de sentimento, achei que as pessoas ficariam mais confortáveis que há uma união com o presidente da República, com o vice-presidente”.
Logo depois da repercussão negativa, o Governo do Estado emitiu uma nota onde dizia que “a disposição de auxiliar a região demonstrada pelo presidente em exercício, Hamilton Mourão, é prova do compromisso com as vítimas dessa calamidade que trouxe grandes prejuízos a várias cidades fluminenses”. (A.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS