Jiboia é resgata na praia dos Sonhos, em São Francisco
28/01/2020 12:05 - Atualizado em 19/02/2020 15:30
Cobra possui aproximadamente 1,70 metros
Cobra possui aproximadamente 1,70 metros / Ascom SFI
Uma jiboia da espécie Boa constrictor foi resgatada por membros da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana, na tarde de domingo (26), na praia dos Sonhos. A cobra possuí aproximadamente 1,70 m de comprimento e estava na copa de uma árvore no quintal da residência de um casal de idosos.
O agente de Fiscalização responsável por resgatar a cobra, Marcelo Cardoso, explicou o estado em que o réptil foi encontrado. "A jiboia não possuía ferimentos e estava em estado de torpor, quando fica parada digerindo alguma provável presa. Como a digestão é lenta, pode durar dias ou até algumas semanas", esclareceu.
A Sema informou que o animal foi solto em um córrego, na zona de amortecimento, próximo a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. De acordo com a secretária da pasta, Luciana Soffiati, as pessoas devem redobrar sua atenção, pois as grandes incidências de chuvas, também invadiram habitats naturais dos animais que acabam se refugiando em outros lugares.
— Como nossa região recebeu uma quantidade de água muito grande nos últimos dias, alguns animais acabam buscando refúgio em outros ambientes e muitas das vezes em locais urbanizados. Pedimos às pessoas que fiquem atentas e que mantenham seus quintais limpos para não se tornarem esconderijo de animais — alertou.
Para solicitações deste tipo, a população deve entrar em contato com Sema pelo Canal Verde através do telefone (22) 9.8161-6713 ou presencialmente na sede do órgão, que fica localizada nas dependências da Rodoviária Municipal, bem na chegada da cidade, em frente à Praça dos Três Poderes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Características – A jiboia é considerada a segunda maior espécie do território nacional, ficando atrás apenas da sucuri. O nome científico da jiboia é Boa constrictor e seu termo constrictor está relacionado com uma capacidade dessa serpente: a de matar a presa pela constrição de seu corpo.
As jiboias são encontradas tanto no solo quanto sobre as árvores. Não é uma cobra peçonhenta e não consegue comer animais de grande porte. Elas se alimentam preferencialmente de mamíferos roedores de pequeno porte, alguns anfíbios, aves, outros répteis, como lagartos e também de ovos de outros animais.
Fonte: Ascom SFI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS