Rochas caem da Serra do Sapateiro em São Fidélis
Virna Alencar 14/01/2020 15:48 - Atualizado em 21/01/2020 17:06
Rochas caeam da Serra do Sapateiro em São Fidélis
Rochas caeam da Serra do Sapateiro em São Fidélis / Divulgação
Uma queda de rochas na localidade de Serra do Sapateiro, em São Fidélis, nesta segunda-feira (13), foi registrada por um morador de Ernesto Machado e as imagens circulam nas redes sociais. O deslocamento de parte da superfície fez descer pedras e vegetação, dando novo visual ao lugar. Segundo o geólogo e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eduardo Bulhões, é comum o desgaste de rochas, sobretudo, por ação de chuvas e grandes variações de temperatura.
O especialista afirmou que, no local, ocorreu um tipo de movimento de massa que recebe o nome técnico de “queda” ou “tombamento” de blocos. Ele disse ainda que o fenômeno não é incomum e ocorre quando há deslocamento de terra e escorregamentos.
- Temos encostas, serras muito íngremes, e as rochas, com o tempo, vão se desgastando naturalmente, sobretudo, por ação de chuvas e grandes variações de temperatura. Em lugares onde há elevada declividade, podemos ter esse tipo de movimento. É um fenômeno que não é incomum, mas é raro de ser filmado, por se tratar de um evento rápido. Às vezes acontece à noite ou no meio de uma tempestade. Em vários lugares na cidade do Rio de Janeiro foram construídas contenção de encostas e colunas de concreto para não deixarem esses blocos caírem. Mas, em lugares que não são urbanizados, onde não há população vivendo, como na Serra do Sapateiro, não tem porque fazer esse tipo de serviço - explicou o especialista.
Para saber a respeito da atuação da Defesa Civil Municipal, a Folha da Manhã entrou em contato com a Prefeitura e aguarda respostas.
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS