Abertas as inscrições para cursos de inclusão produtiva
13/01/2020 11:34 - Atualizado em 20/01/2020 17:20
Curso de panificação é um dos oferecidos pela secretaria
Curso de panificação é um dos oferecidos pela secretaria / Divulgação - Supcom Campos
A secretaria municipal de Desenvolvimento Humano e Social abriu, nesta segunda-feira (13), 900 vagas para os diversos cursos de inclusão produtiva para o ano de 2020. As inscrições poderão ser feitas até o final do mês de janeiro. As oportunidades são para os cursos de cabeleireiro, panificação, costura criativa, serigrafia e artesanato.
— Esses cursos estão ligados ao Departamento de Programas e Projetos da secretaria e têm transformado vidas de centenas de campistas, que estão saindo da condição de desempregados para entrarem novamente no mercado de trabalho, recuperando a dignidade, autonomia, independência e autoestima — destacou a secretária Pryscila Marins.
Segundo a gerente do Departamento, Iara Nascimento, as inscrições acontecerão entre os dias 13 e 31 de janeiro, na sede da secretaria, na Travessa Santo Elias, 46, das 8h às 17h. “Será necessário apresentar encaminhamento do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializado em Serviço Social), xerox da identidade, do CPF, do comprovante de residência, número do NIS e uma foto 3X4”, orientou Iara.
A diretora geral do Departamento de Programas e Projetos, Catharina Barbosa, lembrou que aproximadamente 270 alunos foram certificados nas diversas áreas no ano passado. A cerimônia de formatura aconteceu na Câmara Municipal em dezembro. O setor formou outras 210 pessoas em 2017 e 290 em 2018. Segundo ela, alguns eram ex-moradores de rua e estão reconstruindo suas vidas, após conseguirem novas oportunidades de trabalho.
— As aulas acontecem na sede da secretaria e também em outros polos, como Cras Morro do Coco e Travessão, de acordo com a demanda de cada território. Temos, ainda, os cursos voltados para os moradores da área rural, como o de manejo de tratores agrícolas; de linguiça artesanal, geleias e doces artesanais; e de queijos, cujas inscrições serão abertas posteriormente — informou Catharina.
O programa é voltado para pessoas em vulnerabilidade social, encaminhadas pelos Cras ou de outros equipamentos da rede socioassistencial, com o objetivo de inseri-las no mercado de trabalho, aumentar a renda familiar e diminuir a dependência de benefícios sociais.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS