Produção de queijo fortalece o campo
07/01/2020 22:35 - Atualizado em 20/01/2020 17:16
Cacilda Corrêa conseguiu a formalização de sua queijaria
Cacilda Corrêa conseguiu a formalização de sua queijaria / Divulgação - Supcom Campos
A agroindústria familiar de Campos avança com a consolidação de microempreendedores, pequenos negócios e seus produtos como o “Queijo da Casa”, que a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Agricultura, acaba de legalizar e que passa a contar com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O produto tem a marca da microempreendedora Cacilda Corrêa, de 58 anos, do distrito de Santa Maria, no Norte do município, a principal bacia leiteira campista. O secretário Robson Vieira e o diretor de Produção Agrícola, Gilmar Nogueira, fizeram a entrega do certificado.
— Estou muito feliz, porque agora posso trabalhar tranquila e ir atrás daqueles fregueses e consumidores mais exigentes. E também posso conseguir um preço melhor pelo meu produto — explicou Cacilda, que no período da safra leiteira chega a produzir, por mês, cerca de 500 queijos do tipo “frescal”, de 600g em média, com a ajuda de duas filhas.
Com acompanhamento da Secretaria, Cacilda atendeu a todas as exigências, incluindo piso frio e azulejo até o teto, áreas separadas de expedição e recepção e área de higienização. E também equipamentos de trabalho inoxidáveis e regras mais rígidas de controle de qualidade, como pasteurização do leite e manuseio.
— Esses produtores se credenciam a comercializar legalmente seus produtos e colaboram com a economia formal do município, diminuindo a dependência dos royalties do petróleo — destaca Robson Vieira.
Em Campos já são 19 destes estabelecimentos, incluindo a produção de embutidos e hamburgueres, dentre outros, que adequaram as instalações e sistema de produção às normas do SIM. Dez destes são queijarias em diferentes pontos do município.
Robson Vieira destaca que dentro de pouco tempo esses pequenos produtores poderão expandir a clientela para além dos limites de Campos. (A.N.)
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS