Intenso movimento no Pontal leva a debate sobre balneabilidade
04/11/2019 16:51 - Atualizado em 04/11/2019 20:51
Movimento tem sido intenso em Atafona/Foto: Diego Crespo/Facebook
Movimento tem sido intenso em Atafona/Foto: Diego Crespo/Facebook
Desde que a foz do Paraíba do Sul fechou (aqui), em Atafona, litoral de São João da Barra, o movimento ficou intenso no local do antigo Pontal. Tanto que a Prefeitura teve que montar uma estrutura com a Guarda Civil Municipal — impedindo o acesso de veículos à localidade da Baixada, ruas sem saída a caminho do Pontal — e salva-vidas na orla. Por outro lado, nas redes sociais, começou a circular uma mensagem com um “alerta”, sem citar fonte nenhuma, de que haveria risco de contaminação a partir do contato com a água ou a areia do local. A Prefeitura de SJB vai tratou sobre a questão com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nesta segunda-feira (4). Atualizado às 19h14: Um estudo de balneabilidade será iniciado na terça (5) e o Inea descartou ter conhecimento sobre o risco de contaminação na área, como circula nas redes sociais.
De acordo com nota da Prefeitura de SJB, a secretária Joice Pedra, de Meio Ambiente e Serviços Públicos, tem reunião com o Inea, “que é o órgão responsável pela balneabilidade de rios e lagoas, para tratar de assuntos referentes à análise da água”. O blog vai tentar contato com a secretária para mais informações sobre a reunião.
Mensagem, sem citar fontes, circula desde o fim de semana nas redes sociais/Reprodução
Mensagem, sem citar fontes, circula desde o fim de semana nas redes sociais/Reprodução
O risco de fechamento da foz do Paraíba já foi abordado neste blog diversas vezes. Um projeto para dragagem do canal de navegação, inclusive, estava em discussão. De acordo com a Prefeitura, o projeto da dragagem “não compreende a foz, que é de responsabilidade do governo federal — Marinha do Brasil. Os trechos dragados serão do meandro do Paraíba, já em fase final do processo de licitação, e do canal de navegabilidade para as embarcações pesqueiras, que foi solicitada por uma empresa a reavaliação do local por ter mudado a característica. O processo de licitação para a contratação das empresas para realizar os serviços é de competência da Porto do Açu, cabendo à Prefeitura acompanhar como fiscalizadora”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]