A paciência: virtude essencial ao homem pós-moderno
- Atualizado em 04/10/2019 20:49
A realidade atual do homem pós-moderno é permeada de incertezas e dúvidas, reflexo de uma vida agitada e repleta de compromissos, metas e objetivos a serem cumpridos nas horas certas.
Nesse contexto, tem se multiplicado o número de doenças psíquicas, stress, depressão e temos a sensação constante de estarmos correndo contra o tempo, na ânsia de vencer em todas as áreas de nossa vida profissional e pessoal.
Ao longo dessa nossa vida de correria e velocidade, as pessoas que nos parecem lentas se tornam inoportunas e procuramos escapar dessa situação com respostas rápidas e um tanto ríspidas.
Muitas empresas têm descartado excelentes funcionários, porque, nas primeiras semanas de experiências, ele apresenta certa lentidão em entender suas tarefas, não sabendo que, com treinamento e paciência, o funcionário se tornará um profissional de excelência.
Embora vivamos numa sociedade em que razão, lógica, velocidade e informação são solicitadas a toda momento no mundo do trabalho, é preciso destacar que algumas virtudes como perseverança, compreensão e paciência são fundamentais para o equilíbrio das relações, para o cultivo do capital humano.
Por isso, devemos cultivar em nosso interior o dom da paciência! Um dos grandes obstáculos ao cultivo da paciência, é curiosamente, a impaciência de esperar resultados em curto prazo, sem deter-se a considerar as possibilidades de sucesso, o tempo e o esforço requeridos para atingir um fim.
Paciência é a virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, acreditar que conseguirá o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes.
A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Outro dia li um texto de Teilhard de Chardin que dizia: "Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.
Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça", aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice. O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.
Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela Internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos. Pobre de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para a espiritualidade. A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.
Pergunte para alguém que você saiba que é "ansioso demais", aonde ele quer chegar? Qual é a finalidade de sua vida? Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta. E você? Aonde quer chegar? Está correndo tanto para que? Por quem? Seu coração vai agüentar? Se você morrer hoje de infarto o mundo vai parar? A empresa que você trabalha vai acabar? As pessoas que você ama vão parar? Será que você conseguiu ler até aqui?
Respire... Acalme-se... O mundo está apenas na sua primeira volta e com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência".
Precisamos desenvolver, aprimorar nossa paciência e isso requer a presença de alguém que deliberadamente nos faça praticar a tolerância, ampliando nossa força interior o que nos eleva espiritualmente.
O exercício da paciência nos torna seres mais iluminados e mais fortalecidos espiritualmente para vencer os desafios da vida, pois, de acordo com Jabor, não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual... somos seres espirituais passando por uma experiência humana...
A paciência é um dom por excelência. É uma virtude que faz sofrer em cadência. Através da paciência se adquire experiência, quando a vitória chega, percebe-se que sofrer valeu a pena!
Pense nisso. Talvez, o cultivo dessa virtude faça a diferença na sua vida...
Um abraço com afeto,
Beth Landim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Elizabeth Landim

    [email protected]