Exótica e Especial
- Atualizado em 28/09/2019 21:20
BNB EXCLUSIVO
COLUNA DE VINHOS
Por João Ricardo Rodrigues
Marselan, uma uva exótica e especial
 
A uva
 
Marselan é um cruzamento entre as uvas Cabernet Sauvignon e Grenache. O nome vem de Marseillan, uma comuna localizada na costa francesa do Mediterrâneo. Criada em laboratório pelo instituto de pesquisa agrícola francês (INRA), no ano de 1961, numa experiência em que a intenção dos pesquisadores era obter estrutura, cor e elegância do Cabernet Sauvignon e a robustez e tolerância ao calor da Grenache. O resultado foi uma uva de cachos grandes e pequenas bagas, mas que acabou sendo deixada de lado por não apresentar o rendimento esperado.
 
Em 1990 foi inserida no registro oficial de variedades e em 2002 surgiu o primeiro vinho 100% Marselan do mercado, o francês Domaine Devereux. Desde então, passou a ser exportada para diferentes países, e vem ganhando espaço na Califórnia, Brasil, com destaque para a China, onde o Chateau Lafite Rotschild implantou vinhedos de Marselan mirando o mercado interno chinês.
 
 
A acidez da Cabernet Sauvignon combinada com a leveza e versatilidade da Grenache Noir, transformou a Marselan em uma uva exótica e especial, produzindo vinhos com as seguintes características: cores intensas, bastante aromáticos, corpo médio e com potencial para envelhecer.
 
A Marselan é uma variedade versátil, contudo seus taninos finos permitem melhor uma boa harmonização com carnes vermelhas, queijos médios como Gruyère e Emmental e massa ao sugo.
 
No Brasil, a Marselan tem se adaptado bem por sua boa resistência a doenças fúngicas que aparecem ao menor sinal de umidade, característica do clima frio e úmido da Serra Gaúcha e como resultado produz excelentes vinhos com ótimo equilíbrio entre taninos e acidez, além do álcool sempre bem incorporado.
 
 
 
 
A Vinícola
 
Localizada em Flores da Cunha, na IP Alto dos Montes na Serra Gaúcha, a Viapiana é uma vinícola boutique familiar fundada em 1986. Possui trinta hectares de vinhedos próprios, onde são cultivadas cepas interessantes e pouco convencionais como a Marselan, Nebbiolo e Pinot Noir, que caracterizam a busca pelo novo.
 
Em 1999, a vinícola investiu em modernização e tecnologia, com adequação dos vinhedos, das instalações e procedimentos para produzir os primeiros vinhos finos de qualidade (registro de rótulo do 1º vinho fino elaborado, Cabernet Sauvignon 1999). Entre os anos de 2004 e 2005 teve início a elaboração de espumantes, em 2009, foi lançado o vinho varietal da uva Marselan, uma uva até então pouca conhecida.
 
Embora tenha surgido com foco em volume, hoje a vinícola produz não mais que 50 mil garrafas por ano, produzindo exclusivamente vinhos finos, sendo cerca de metade da produção formada por espumantes de método tradicional.
 
A vinícola oferece visita guiada e um enoespaço, criado para recebimento de visitantes. O espaço compreende um wine bar para degustação e uma boutique com acessórios e souvenires.
 
 
 
 
 
O Vinho
 
 
Vinho Tinto Viapiana Expressões Marselan safra 2013
 
 
Cor rubi violáceo vibrante com lágrimas firmes;
 
No nariz o vinho é complexo, os aromas encontrados vão de cereja, framboesa e amora passando por ervas finas e pimentas pretas com ligeiras notas de café;
 
Na boca ele é picante, taninos bem domados e equilibrados com a acidez, médio para encorpado e final de boca com longa persistência.
 
A Viapiana sempre surpreende com vinhos de alta qualidade e o Marselan não é diferente, gostei muito e recomendo.
 
 
 
 
Garrafas produzidas desse rótulo: 5.058 garrafas;
 
Estágio em barrica: 22 meses em barricas de carvalho americano;
 
Temperatura de serviço: 16 a 18ºC;
 
Teor Álcoolico: 12,6% Vo;
 
Harmonização: Cordeiro, carnes em geral, massas com molho fresco e picante;
 
Preço médio R$ 75,00
 
 
PREMIAÇÕES
 
OURO - GP Vinhos do Brasil 2016
 
Premiado com 5 taças no Selo 7S
 
Nota
 
Nas degustações, sempre tomo um outro vinho da mesma variedade de uva e média de preço do pais de origem ou de onde a cepa se destaca. Logicamente, serão vinhos distintos, porém, a qualidade dos vinhos brasileiros está no mesmo patamar. No caso de hoje, foi um vinho uruguaio Garzón Reserva Marselan, 2016.
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]