Esdras Pereira recorda trajetória profissional e comenta avanços tecnológicos da fotografia
Ícaro Barbosa 25/07/2019 08:03 - Atualizado em 29/07/2019 13:28
Fotógrafo e colunista da Folha da Manhã, Esdras Pereira foi o entrevistado da primeira edição desta quinta-feira (25) do programa Folha no Ar, da rádio Folha FM 98,3. Profissional do Grupo Folha há mais de quatro décadas, Esdras contou histórias de sua carreira, iniciada aos 14 anos, e de sua parceria com o jornalista e fundador da Folha, Aluysio Cardoso Barbosa, além de ter comentado os avanços tecnológicos da fotografia. O entrevistado desta sexta-feira (26) será o prefeito de Campos, Rafael Diniz, a partir de 7h.
— Foi mestre, parceiro e pai no jornalismo. Aluysio tinha uma visão muito ampla e moderna do jornalismo — disse o fotógrafo sobre o fundador da Folha.
Esdras se recordou de que, junto a Aluysio, formava a dupla de “caçadores de primeira página” e narrou sua trajetória desde as primeiras experiências com fotojornalismo:
— Ele (Aluysio) me levou para o jornal A Notícia, Jornal do Brasil e me trouxe, três meses antes da inauguração, para a Folha da Manhã, onde estou há 40 anos. No Jornal do Brasil, ganhei muita experiência e trabalhei com muita gente boa e preparada para orientar. Eu era muito jovem, mas, como havia feito muitas primeiras páginas do jornal, eles confiavam em mim para fazer todos os tipos de matéria, mesmo eu sendo menor de idade na época.
A respeito dos avanços tecnológicos e da facilidade que estes trouxeram ao fotojornalismo, Esdras comentou ter tido a sensação de entrar em uma máquina do tempo e dar um salto para o futuro.
— Hoje, você, com qualquer telefone, já passa uma foto. É um avanço muito grande. Eu me lembro de ter um pequeno laboratório, onde levávamos o clichê, trazíamos para o jornal e montavam o jornal com recortes. Lembro até de uma foto minha que saiu no dia seguinte, ao contrário — contou, ressaltando, no entanto, que a evolução tecnológica, muitas vezes, faz com que o profissionalismo necessário à área seja desvalorizado.
Confira: 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS