Hacker conta como chegou a arquivos de Deltan Dallagnol e os repassou a Glenn Greenwald e diz que não recebeu dinheiro
26/07/2019 18:09 - Atualizado em 05/08/2019 14:55
Preso pela Polícia Federal, Walter Delgatti Neto contou em depoimento como invadiu as contas do aplicativo de mensagens Telegram do ministro Sérgio Moro e de outras autoridades. O repórter Mahomed Saigg, da TV Globo, teve acesso com exclusividade ao depoimento.
Desde junho, o site Intercept Brasil, do jornalista Glenn Greenwald, publica reportagens com trechos de diálogos atribuídos ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, ex-juiz federal, e a integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato. O site não revelou a fonte nem como obteve os registros das conversas.
Walter Delgatti Neto e outros três suspeitos foram presos na última terça-feira (23), apontados como responsáveis pela invasão de telefones de autoridades. Segundo a Polícia Federal, mais de mil pessoas podem ter sido alvos do grupo.
De acordo com a transcrição do depoimento, concedido no último dia 23 ao delegado Luiz Flavio Zampronha, na sede da Polícia Federal em Brasília, ele disse que não editou os diálogos e que não conseguiu obter nenhum conteúdo das contas de do ministro Sérgio Moro no aplicativo Telegram.
Acrescentou, ainda, que, por meio de um sistema de armazenamento de arquivos em nuvem, enviou os registros das conversas ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept.
"[Walter Delgatti disse] que pode afirmar que não realizou qualquer edição dos conteúdos das contas de Telegram das quais teve acesso. [Acrescentou] que acredita não ser possível fazer a edição das mensagens do Telegram em razão do formato utilizado pelo aplicativo", diz trecho do depoimento.
Em outro trecho, Walter Delgatti Neto também disse que não recebeu dinheiro para hackear os telefones de autoridades e que "não exerce nenhuma profissão remunerada, obtendo seus rendimentos de aplicações financeiras que possui".
"Perguntado como obteve recursos para compor suas aplicações financeiras, afirmou não saber", diz trecho do depoimento.
Delgatti disse que respondeu a dois processos criminais, "um por falsificação e outro por tráfico de drogas de remédios" e que foi absolvido em ambos. Afirmou ainda que aguarda o resultado de um recurso ao Tribunal de Justiça de uma condenação a 1 ano e 2 meses de prisão em um processo por estelionato, que tramitou na 1ª Vara Criminal de Araraquara (SP).
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS