Bispo completa 8 anos de Diocese
29/07/2019 21:31 - Atualizado em 05/08/2019 13:26
Dom Roberto completa oito anos à frente da Diocese de Campos
Dom Roberto completa oito anos à frente da Diocese de Campos / Divulgação
O bispo Dom Roberto Francisco Ferrería Paz completa, nesta terça-feira (30), oito anos à frente da Diocese de Campos. Uma missa em ação de graças está marcada para as 19h, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador. Em sua ação pastoral, o bispo enfatiza a importância de uma missão evangelizadora, que vai às periferias existenciais e geográficas em defesa da vida, da dignidade humana e da valorização do leigo na igreja diocesana.
— Visitamos todas as comunidades, dialogamos com as autoridades, entidades da sociedade civil e religiões presentes na Diocese, defendendo o bem comum e a liberdade religiosa. Falta muito a fazer e construir, também erramos e nos omitimos. Porém, a vontade foi sempre acertar e servir a todos. Agradeço de coração a acolhida, a paciência e o carinho, tanto na escuta como na compreensão. Deus abençoe a todo povo campista, rumo ao centenário diocesano na luz do Santíssimo Salvador — disse Dom Roberto.
Nascido em Montevidéu, no Uruguai, Dom Roberto tornou-se cidadão brasileiro há anos. Com extensa atuação na Igreja Católica, tem como lema episcopal a expressão latina “In Libertatem Vocatis Estis” (apresentar o cristianismo como vocação de liberdade e de felicidade plena para a pessoa humana). “São oito anos de pastoreio a serviço do povo campista nesta abençoada e querida Diocese de Campos. Três palavras fortes me inspiraram e impulsionaram: sínodo, para ser uma igreja sinodal, que caminha junta, promovendo a inclusão e participação de todos; laicato, como sujeito na Igreja e na sociedade; e evangelização integral das pessoas e das estruturas, acolhendo o Reino e testemunhando a justiça e a misericórdia do Pai”.
Moradora de Campos, Rita de Cássia Ramos citou com carinho uma visita feita em junho pelo bispo à sua mãe, Maria da Conceição Ramos, de 90 anos. Atualmente com dificuldades de se locomover devido à idade avançada, a idosa possui grande importância na preservação da Cavalhada do distrito de Santo Amaro, tendo por cinco décadas confeccionado roupas e adereços para o espetáculo campista que une fé e cultura. As visitas a fieis fazem parte de um projeto desenvolvido pelo setor de Comunicação da Diocese. “Receber Dom Roberto na casa de minha mãe foi uma alegria e uma emoção. Com sua alegria, nos contagiou e nos revelou a face de uma igreja que se projeta na sociedade”, contou Rita. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS