Finalistas do Concurso Café do Ano seguem para BH
28/10/2018 17:05 - Atualizado em 28/10/2018 17:09
Concurso Coffee Of the Year 2018 bate recorde!
 
Uma das mais importantes premiações nacionais recebeu 405 amostras de cafés de 20 regiões brasileiras. Classificados vão à Semana Internacional do Café para provas finais de compradores e do público.
 
Os 180 melhores cafés do Brasil já estão classificados para o Coffee of the Year 2018. Os escolhidos são de 14 regiões diferentes do país. E este ano o concurso registrou um número recorde: 405 amostras recebidas. O desafio da escolha também foi superlativo. Nada fácil chegar aos 150 cafés arábicas e 30 canéforas. Todos eles estarão na Sala Coffee of the Year 2018, durante a Semana Internacional do Café (SIC), de 7 a 9 de novembro. Os 10 melhores arábicas e os cinco melhores canéforas também já foram escolhidos e serão degustados, às cegas, pelos visitantes durante os três dias da SIC. Os campeões do público serão anunciados no último dia do evento (9/11).
 Rigoroso processo de seleção
 Os critérios foram baseados em protocolos da Associação de Cafés Especiais (SCA), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como em notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI).
 Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. Há também a avaliação sensorial que leva em conta vários itens, como: aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. “O concurso é uma vitrine sem igual para os produtores, pois gera muito interesse de compradores pelo produto e enfatiza a qualidade da região produtora”, explica Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora, uma das organizadoras do evento.
 A Comissão de Julgadores foi composta por Juízes Certificados pela SCA – Specialty Coffee Association ou por Q Graders e R Graders Licenciados pelo CQI – Coffee Quality Institute, tendo como Coordenador Geral, Leandro Paiva, do Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.
 
 Vencedores Coffee of The Year 2017
 Sandra Lelis da Silva, do Sítio Caminho da Serra, de Araponga, nas Matas de Minas, levou o título de Coffee of the Year 2017 na categoria arábica. Ela foi a primeira mulher a vencer o concurso! Sandra tem uma produção familiar na sua região e conta que desde a premiação recebeu uma série de visitas de empresários do exterior que foram comprar o café que ela produz. “Sem dúvida ficamos muito mais conhecidos, o prêmio foi uma vitrine para o nosso café”, comemora! Na categoria conilon, a campeã de 2017 foi Osvaldina Alves Dutra, do Sítio Boa Vista Dutra, de Manhuaçu, nas Matas de Minas.
 
 
 
 
 Raio X 2018 – Números
 180 melhores cafés
 14 regiões do Brasil classificadas
Arábica: as regiões com mais cafés classificados foram Matas de Minas e Cerrado Mineiro.
Canéfora: as regiões com mais cafés classificados foram Montanhas do Espírito Santo e Rondônia
 
Pontuação dos cafés classificados
 Arábica: cafés acima de 84,10 pontos
 Canéfora: cafés acima de 78 pontos
 Regiões classificadas arábica
 
150 cafés
 
 Alta Mogiana - 6
 Cerrado Mineiro - 25
 Chapada de Minas - 1
 Chapada Diamantina - 8
 Mantiqueira de Minas - 7
 Matas de Minas - 41
 Média Mogiana - 2
 Mogiana Paulista - 3
 Serra do Caparaó - 19
 Sul de Minas - 23
 
 Regiões classificadas canéforas
 
30 cafés
 Matas de Minas – 2
 Montanhas do Espírito Santo - 9
 Nordeste Capixaba – 4
 Rondônia – 7
 Serra do Caparaó – 2
 Sul do Espírito Santo – 6
 Confira aqui a lista final: http://semanainternacionaldocafe.com.br/br/?page_id=3560
 Sobre a Semana Internacional do Café
A SIC-Semana Internacional do Café, é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora e Sebrae. Reunirá de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro. O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Nesta edição, estão confirmados os certames mundiais de barista World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
 
Patrocinadores
 
A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.
 Serviço
 Semana Internacional do Café 2018
 De 7 a 9 de novembro
 Das 11h às 20h
 Expominas, Belo Horizonte (MG)
 Facebook e Twitter: @semanadocafe
 Instagram @semanainternacionaldocafe
 www.semanainternacionaldocafe.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]