AI - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA FOTOGRAFIA
- Atualizado em 10/05/2018 09:43
Quando tiramos umafoto com pouca luz, ao fazermoscom exposição longa com ISO baixo temos que usar a câmera estável para evitar arrastosno quadro ou consequências de arrastos naquilo que se movimenta na composição, enquanto uma foto de alta exposição com ISO alto pode ser prejudicada por ruídos e baixa definição das informações. Agora, a AI está se conectando, abrindo a porta para uma qualidade de imagem ISO baixa enquanto grava em velocidades de obturador mais rápidas. Um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois Urbana-Champaign e Intel publicou um novo artigo intitulado "Aprendendo a Ver no Escuro". Explica como eles treinaram a AI para fazer processamento de imagens com pouca luz e produzir resultados muito mais limpos e mais úteis do que as tradicionais fotos de ISO alto. A equipe montou um conjunto de pares de fotos, com cada par contendo uma foto de exposição rápida e uma versão de longa exposição.
A rede neural foi então treinada com esses pares para aprender como recriar um equivalente de longa exposição usando uma fotode curta exposição.
Os resultados são notáveis: fotos processadas com a AI treinada foram capazes de produzir fotos que tinham muito menos ruído e melhor reprodução de cores do que fotos impulsionadas para altos ISOs
“Os experimentos demonstram resultados promissores, com supressão de ruído bem-sucedida e transformação de cores correta”, escrevem os pesquisadores, mas eles observam que essa é apenas a ponta do iceberg.
Você pode encontrar mais exemplos de comparação no website do projeto de pesquisa e ler o artigo, se quiser aprender os detalhes técnicos por trás do experimento.
http://web.engr.illinois.edu/~cchen156/SID.html
Primeira foto -Fuji X-T2, ISO 640, f/8, 1/30s,
Segunda foto -Com processamento de AI
foto
foto / University of Illinois Urbana-Champaign

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Diomarcelo Pessanha

    [email protected]