Índice de morte violenta cresce
Daniela Abreu e Jonatha Lilargem - Atualizado em 17/04/2018 22:45
Foram divulgados nessa terça-feira (17), pelo Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ), os dados das incidências criminais no Estado, no mês de março. Em Campos, os números revelaram aumento no índice de morte violenta nos três primeiros meses de 2018. Foram 65 no total, oito a mais que o mesmo período do ano passado. A área de jurisdição da 146ª Delegacia de Polícia (DP), de Guarus, registrou 35 homicídios a mais que a 134ª DP, do Centro de Campos. O número de assassinatos na área de Guarus também é maior que o de 2017, quando foram registrados 30 assassinatos, nos três primeiros meses daquele ano. Campos contabilizou somente um latrocínio, também na área da 146ª DP. Ano passado foram um em cada delegacia, no mesmo período do levantamento.
Durante a intervenção federal, na área da Segurança Pública Fluminense, que tem concentrado ações somente na capital, o Rio de Janeiro contabilizou 1.846 vítimas de letalidade violenta, termo que engloba crimes como homicídio doloso, latrocínio, homicídio decorrente de oposição à intervenção policial e lesão corporal seguida de morte. O número é 30 a menos do que o registrado no ano passado.
De acordo com o levantamento, de janeiro a fevereiro deste ano foram registrados 15 homicídios dolosos na área da 134ª DP, já na área da 146ª DP foram registrados 50 casos. No ano passado, as duas delegacias tiveram índice inferior e a delegacia de Guarus também ficou com número mais elevado. Foram 30 homicídios, três a mais que o registrado na 134ª DP.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Fabiano Santos, falou sobre o índice de violência em Guarus. “Há uma disputa entre facções, disputa do mercado de consumo de drogas e isso faz com que acirre a questão dos homicídios, mas nós sabemos que Guarus precisa de uma infraestrutura melhor. Não é só polícia que vai resolver o caso. Guarus precisa ser melhor reestruturada em termos de ocupação para os jovens. Os outros órgãos precisam ter um olhar melhor, que seja esporte, lazer, curso profissionalizante. O trabalho da Polícia Militar acaba ficando mais voltado para a consequência e não na causa”, disse.
Os delegados da 134ª DP, Geraldo Rangel, e da 146ª DP, Luís Maurício Armond, foram procurados, mas não retornaram o contato até o fechamento desta matéria.
Homem assassinado em São Sebastião
Em abril do ano passado foram 23 homicídios dolosos em Campos. O 13ª assassinato de abril deste ano foi registrado nessa terça-feira, na Baixada Campista. Moacir Veloso Monteiro, com idade entre 30 e 40 anos foi morto a facadas, em São Sebastião. O corpo dele foi encontrado na madrugada, caído no chão.
A PM esteve no local e fez buscas pela região, mas não encontrou nenhum suspeito. Uma perfuração foi encontrada nas costas de Moacir. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Campos. A polícia ainda não tem informações sobre o autor e a motivação do crime, que será investigado na 134ª DP.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS