Nas vilas, outro nome e um novo conceito
16/04/2018 22:03 - Atualizado em 18/04/2018 14:25
Supcom
A remodelação das chamadas vilas olímpicas para Centro Escola do Esporte (Cede), teve início nesta segunda-feira (16) e terá como metodologia trabalhar o esporte junto com a educação. A primeira unidade a receber a novidade, que foi batizada com o nome do campista Bruno Rangel — atacante da Chapecoense morto em acidente aéreo em 2016 —, terá inicialmente 700 vagas e os interessados podem procurar a secretaria da unidade para se inscrever, das 8h às 17h.
O presidente da Fundação Municipal dos Esportes (FME), Raphael Thuin, explica que a mudança visa tanto adequar a nomenclatura do espaço às regras do Comitê Olímpico quanto atender à nova proposta voltada aos estudantes. Todas as sete vilas serão renomeadas.
— O uso da expressão “olímpico” é irregular, pois só pode ser feito pelo Comitê Olímpico. Para evitar problemas vamos regularizar o nome das unidades — comentou.
Uma das exigências para crianças e adolescentes que queiram se inscrever em alguma das 36 modalidades oferecidas é de que estejam matriculados na rede de ensino e que a aula esportiva seja ministrada em turno oposto à presença na escola.
— Nosso objetivo é levar o esporte a todos os alunos das redes municipal, estadual e federal de ensino. Nosso modelo exige matrícula escolar e transformar as vilas em Cedes traduz essa proposta em nosso trabalho de ampliação do número de modalidades oferecidas”, conta Thuin.
Em 16 meses de governo, o número de atendimento nas unidades da Prefeitura passou de 1.200 para 16 mil por mês. A expectativa é de que até o final do ano o número chegue em 20 mil. Além da ampliação dos atendimentos na sede da FME, praças públicas, praia do Farol e das novas Cedes, a FME enfatiza outras ações de massificação da prática esportiva na cidade, como a retomada dos Jogos Estudantis de Campos (JECs) e outras competições.
O primeiro Cede funciona na Rua Benedito Queiroz, s/n, de segunda a sexta-feira, com aulas de hidroginástica, natação, capoeira, futsal, ballet e basquete. Os interessados já poderão se inscrever ao apresentar cópia da identidade ou certidão de nascimento, declaração da escola, comprovante de residência, atestado médico e duas fotos 3x 4.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS