Festa de São Fidélis começa na quinta
Matheus Berriel 16/04/2018 18:19 - Atualizado em 20/04/2018 17:14
Terá início na próxima quinta-feira (19) a tradicional festa de São Fidélis, em homenagem ao padroeiro da cidade batizada com o nome do santo católico. Apesar de os shows serem de menor expressão em relação aos de outrora, prometem agitar a população local e atrair visitantes, muito em virtude do feriado estadual de São Jorge, na segunda-feira (23). Além da programação musical, promovida pela Prefeitura, haverá outros eventos culturais e esportivos.
Na quinta-feira, o 168º aniversário da emancipação político-administrativa de São Fidélis será lembrado com o hasteamento solene das bandeiras municipal, estadual e nacional, às 8h, no palanque oficial da praça Guilherme Tito de Azevedo, no Centro da cidade. No mesmo local, mas às 18h, será aberta uma feira de artesanato, que funcionará todas as noites.
Os shows começam no dia seguinte (20), com apresentação da dupla sertaneja Júnior e Gustavo, às 23h, seguida pelo sempre movimentado Baile do Sereno, este no palco 2. Durante toda a sexta-feira, estão previstos um curso de arbitragem com alunos da faculdade Censupeg, às 18h, na unidade de ensino, e a performance “Os Sete Pecados Capitais”, do estúdio de dança Alexandra Genázio, às 20h, no palanque oficial.
Matheus Berriel
Acontecerá no sábado (21), dia de Tiradentes, o desfile cívico-militar, a partir das 8h30, na avenida Sete de Setembro. Estão confirmados grupos representantes das instituições Associação Musical 22 de Outubro, Academia Fidelense de Letras, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Colégio Estadual Elvídeo Costa, Educandário Rainha dos Apóstolos, Colégio Estadual de São Fidélis e Colégio Fidelense.
Ainda no sábado, às 9h, terá início a Copa São Fidélis de Futevôlei, na Beira-Rio. Está marcada para as 20h a inauguração da iluminação artística da praça e do Solar do Barão de Vila Flor. Na sequência, às 20h30, haverá a cerimônia de reinauguração do Museu Corina Peixoto. Às 21h, nos jardins do Solar do Barão de Vila Flor, acontecerá a abertura da exposição fotográfica de Cristina Costa, fazendo alusão aos 30 anos de fotografia em São Fidélis. O terceiro dia da festa será fechado com o show do cantor Glauco Zulo, às 23h, no palco principal, e o Baile do Sereno, em seguida, no palco 2.
O Giro São Fidélis de Mountain Bike abrirá a programação de domingo (22), às 7h, saindo da praça. Às 9h, terão continuidade os jogos da Copa São Fidélis de Futevôlei. À noite, serão apresentados fragmentos do espetáculo “Alice e suas Maravilhas”, do projeto social Danç’Arte, do Colégio Estadual Barão de Macaúbas. A apresentação está marcada para as 20h, no anfiteatro do Solar do Barão de Vila Flor. Logo depois, às 20h30, haverá um sarau de lançamento do livro “Poema Cidade”, de Gustavo Polycarpo, no Hotel São José. A música ficará por conta da banda Gang Lex, às 23h, seguida pelo Baile do Sereno.
O principal show da festa será o do grupo de pagode Revelação, na segunda-feira (23), às 23h. Uma alvorada marcará a madrugada de terça (24), dia de São Fidélis de Sigmaringa, com saída às 5h, da sede da Associação Musical 22 de Outubro. Às 21h, haverá show católico de Eliana Ribeiro. Por fim, uma queima de fogos fechará os festejos, às 23h.
Programação religiosa — Além dos eventos da Prefeitura, a Igreja Matriz de São Fidélis também divulgou sua programação. As celebrações começaram no último domingo (15), com missas todos os dias, às 19h, e visitas à bandeira de São Fidélis até segunda-feira. Até domingo, a Barraca da Festa, sempre movimentada, funcionará no pátio da igreja, com pratos salgados e doces. Já nos dias seguintes, passará para a quadra de esportes, com música ao vivo à noite. No sábado, haverá um almoço, às 12h. Depois, às 16h, estão programados sorteios e brincadeiras para as crianças.
O Passeio Ciclístico do Padroeiro acontecerá no domingo, a partir das 9h, com sorteios de brindes das bicicletas. No mesmo dia, haverá um leilão de bezerros, às 12h. Na terça-feira, vão acontecer missas solenes, às 10h e 18h. Uma procissão também está programada. O Almoço do Padroeiro será às 12h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS