Melhorias na energia do Açu
17/04/2018 21:20 - Atualizado em 18/04/2018 18:18
Enel inaugurou 1º centro-satélite de SJB
Enel inaugurou 1º centro-satélite de SJB / Secom - SJB
A Enel Distribuição Rio, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, inaugurou nesta terça-feira (17) o primeiro centro-satélite de São João da Barra, na subestação que fica no Porto do Açu e que beneficiará diretamente os clientes do 5º distrito do município. Segundo a empresa, que anunciou investimentos de R$ 77 milhões para 2018 na rede elétrica que atende as regiões Norte e Noroeste Fluminense, até o final do ano serão concluídos mais dois centro-satélites em São João da Barra, além de um em Campos e outros dois em São Francisco do Itabapoana. A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PP), participou da solenidade, juntamente com o responsável pela Enel Distribuição Rio, Ramón Castañeda, com o diretor de operações do Porto do Açu, Ideraldo Goulart, e o deputado federal Julio Lopes.
— A criação do centro-satélite possibilitará a automação da rede de média tensão que contará com três circuitos de alimentação de 13.800 volts para atender a população. Serão utilizados equipamentos telecomandados e um sistema de gestão para supervisão remota da rede, contribuindo para a eficiência da rede elétrica — explicou o responsável por obras de média tensão Norte da Enel Distribuidora Rio, Moises Ávila, informando que os outros dois centros previstos para São João da Barra serão instalados na subestação Açu e na subestação Pontinha.
A prefeita Carla Machado agradeceu o investimento. “Agradecemos à Enel pela responsabilidade com o município em melhorar a distribuição de energia elétrica para os moradores do 5º Distrito, que são atendidos pela subestação de Baixa Grande e passarão a utilizar a subestação Açu”, disse a prefeita Carla Machado ao acrescentar que, em caso de interrupção no fornecimento, será possível minimizar os impactos, agilizando o restabelecimento de energia após identificação de falha ocorrida na rede.
A Enel informou que tem realizado diversas melhorias na rede elétrica no município, como o aumento da capacidade da subestação Pontinha, na localidade de Perigoso, que foi interligada à subestação Caetá e passou a contar com novos equipamentos. Interligações entre as subestações de Barcelos e Martins Lage, segundo a empresa, também foram feitas. Já na subestação Açu, além da criação do centro-satélite, a Enel está instalando novos equipamentos e substituindo parte da fiação para cabos totalmente isolados, tornando a unidade mais robusta e eficiente.
O vice-prefeito de São João da Barra, Alexandre Rosa, secretários municipais, vereadores e funcionários da Enel e do Porto do Açu também participaram da solenidade de inauguração. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS