Violência em Guarus preocupa
Jane Ribeiro 29/07/2017 17:00 - Atualizado em 31/07/2017 14:17
A violência tem crescido a cada dia e de forma assustadora, principalmente nos grandes centros urbanos. Em Campos, principalmente na área de Guarus, os episódios violentos são constantes. De janeiro a junho deste ano, foram 61 homicídios nos bairros considerados violentos como Santa Rosa, Parque Eldorado, Comunidades do Sapo I e II. O último aconteceu na manhã desse sábado no Santa Rosa. Segundo a Polícia Militar (PM), o número é alto, mas está dentro do esperado se comparado ao tamanho do município. A segurança nessa área pode ser amenizada com a construção de um novo batalhão, cujo projeto está descartado no momento devido à crise financeira no Estado. Para coibir as ações de criminosos, principalmente entre traficantes que entraram em confronto armado, na semana passada, em uma disputa de território, a polícia tem intensificado as ações em Guarus.
Maior batalhão do interior do Rio de Janeiro, o 8º BPM cobre uma área extensa na região, incluindo as cidades de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e São Fidélis. O comandante do 8º BPM, tenente coronel Fabiano Santos de Souza, diz que o levantamento operacional para a instalação do quartel em Guarus já foi aprovado e enviado ao Comando Geral da Polícia Militar no Rio de Janeiro, mas não há verba para a instalação. “Um novo quartel ajudaria muito e facilitaria totalmente o nosso trabalho. Infelizmente não temos novidade sobre a instalação e por causa da crise financeira que atinge o Estado teremos que esperar”, declarou.
O presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Ivanildo Cordeiro, é a favor da instalação de um novo Batalhão na área de Guarus. Segundo ele, os conjuntos habitacionais instalados nessa área têm aumentado à violência. “Sabemos do grau de violência, mas sabemos também das dificuldades financeiras que o Estado e não acredito que esse novo batalhão saia do papel em um curto prazo. Existe a necessidade para que o trabalho do 8º BPM seja bem distribuído”, disse.
Enquanto o novo batalhão não é instalado, o comando está concentrado em desbaratar, junto com a Polícia Civil, as facções criminosas que se instalaram na área de Guarus. O tenente coronel Fabiano admite que existe um conflito entre facções que estão querendo tomar o poder, mas ele informa que a polícia está agindo intensificando as operações: “Estamos em constante patrulhamento pelos bairros envolvidos nessa briga. Atingimos o nosso objetivo de intervir e evitar novos confrontos entre os envolvidos no tráfico de drogas. Na verdade há uma resistência de um dos integrantes de uma das facções que recentemente havia se ‘unido’. Mas, acredito que a situação está se normalizando, 10 envolvidos no último tiroteio foram presos”.
Tiroteio no Santa Rosa assustou moradores
No início do mês, os moradores do conjunto habitacional do Parque Santa Rosa, em Guarus, viveram noites de pânico. Traficantes entraram em confronto armado, em uma disputa de território. A Polícia Militar teve de revidar, para conter o conflito entre as facções rivais. Segundo a PM a união das facções divulgada recentemente gerou resistência de um dos integrantes. Moradores ficaram reféns da situação, tentando se proteger em suas casas, durante o tiroteio.
O delegado titular da 146ª, Luís Maurício Armond, acredita em um conflito de quem quer manter e de quem quer tomar o poder: “Na verdade há uma resistência de um dos integrantes de uma das facções que recentemente havia se unido. Ele saiu, mas deixou outros resistindo no poder. A situação no bairro é complicada. Existe um conflito entre os bandidos que não querem deixar de mandar e outro grupo que quer tomar o poder. Mas, estamos em investigação para que possamos acabar com esse problema o mais rápido possível”.
Homem assassinado na rua Cidade Lima
Um homem morreu e outros dois foram baleados em Guarus. O homicídio aconteceu nesse sábado pela manhã no Parque Santa Rosa e as tentativas foram registradas durante a noite de sexta-feira nos bairros Custodóolis e uma no Parque Santa Rosa. Com a morte, sobre para seis o número de assassinatos em julho e totaliza 100 neste ano.
O jovem Jeferson dos Santos Azevedo, de 22 anos, foi assassinado na rua Cidade Lima, no bairro Santa Rosa. Ele passava pelo local de bicicleta quando foi alvejado a tiros, tentou fugir dos autores, e acabou morrendo no quintal de uma residência. A polícia ainda não tem informações sobre autoria e motivação do crime. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) e o caso registrado na 146ª Delegacia de Polícia de Guarus.
Já a tentativa de homicídio do Parque Santa Rosa, segundo a Polícia Militar, a vítima de 33 anos andava pela rua 24 de Junho no momento em que foi baleada. Ela foi levada pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Os suspeitos fugiram em uma moto. Testemunhas não souberam contar mais detalhes do crime para a PM.
Já em Custodópolis, um jovem de 19 anos foi atingido por dois tiros. Ele é morador do bairro e foi alvejado próximo a casa em que mora. Os suspeitos fugiram e não foram identificados. O rapaz também foi encaminhado para o HFM.
Os crimes foram registrados na 146 ª Delegacia de Guarus, onde está sendo investigado. Até o momento, ninguém foi detido.
(J.R.) (J.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS