Revitalização do setor canavieiro em pauta
28/07/2017 17:15 - Atualizado em 31/07/2017 15:28
Encontro foi na sede da Usina Coagro Sapucaia
Encontro foi na sede da Usina Coagro Sapucaia / Divulgação
A revitalização do setor da cana de açúcar passa pela aplicação de pesquisa e inovação por usinas e produtores, apontam o diretor do campus Campos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Carlos Frederico Veiga e o presidente do Sindicato da Indústria Sucroenergética do Estado do Rio (Siserj), Frederico Paes. Os dois participaram nesta sexta-feira (28) da reunião preparatória do evento RioAgro Cana, que será realizado em setembro pela Siserj, na UFRRJ.
O encontro, realizado na sede da Usina Coagro Sapucaia, serviu para definir o apoio da UFRRJ, na conceituação dos painéis. ''É preciso integrar a indústria, os produtores, com o conhecimento, com inovação'', aponta Frederico, do Siserj.
Essa inovação, segundo Veiga, vai ser apresentada no encontro RioAgro Cana, com painéis sobre melhoria de variedade de cana, irrigação e colheita mecanizada.
Com cerca de 10 mil produtores de cana, a safra deste ano já processou 500 mil toneladas, gerando cinco mil empregos em maio e junho.
– É preciso inovar, buscar novas tecnologias, integrar as usinas, que é o que o Sindicato está promovendo hoje, como forma de vencer, enfrentar o momento de crise que o país vive – aponta Frederico, que acredita que é possível passar em cinco anos para 5 milhões de toneladas, com novas tecnologias de plantio, irrigação e colheita.
Frederico reitera que o esforço do sindicato das indústrias com o conhecimento acadêmico, com a integração com a UFRRJ, é resgatar a importância do agronegócio no Estado do Rio. ''Campos está entre as 50 cidades que mais geraram empregos em todo o Brasil em função da cadeia produtiva do açúcar e do álcool, e podemos ir além, gerando mais empregos e fortalecendo a economia fluminense'', conclui Frederico do Siserj. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS