Abrigo nos finais de semana em Macaé
28/07/2017 21:25 - Atualizado em 31/07/2017 14:12
O abrigo temporário de inverno montado na praça Washington Luiz, em Macaé, também estará funcionando nos finais de semana. A população em situação de rua poderá procurar o local a partir das 18h e ficar até às 8h do dia seguinte. No espaço, eles recebem também alimentação e são acolhidos pelos profissionais da prefeitura.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, até a última quinta-feira, foram abrigados 24 homens e duas mulheres. No local, eles recebem café da manhã, ticket para almoçar no Restaurante Popular e o jantar, que é doado por empresas e instituições.
Para que o convívio entre os abrigados seja harmonioso, a Secretaria de Desenvolvimento Social determinou algumas regras: a entrada só é consentida até às 22h; não serão permitidas agressões físicas e verbais, consumo de álcool e outras drogas, portar material cortante, relações sexuais, levar alimentos, levar crianças ou adolescentes para as tendas.
São duas tendas: uma masculina e uma feminina - cada uma possui 10 metros de largura por 10 metros de comprimento. Ao todo são 80 camas e o objetivo é garantir que essas pessoas fiquem abrigadas no inverno.
Equipes da Secretaria de Trabalho e Renda atuam na emissão de Carteira de Trabalho e Identidade. Já para garantir a segurança, tanto dos moradores em situação de rua, quanto dos funcionários, a Secretaria de Ordem Pública mantém uma base móvel de segurança, com monitoramento, e um veículo com agentes da guarda por 24 horas no local.
A exemplo de 2016, os moradores em situação de rua recebem atenção diferenciada da municipalidade, além dos já formalizados e regulares programas do Centro Pop e Pousada da Cidadania.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS