IMTT coíbe irregularidades e motoristas de lotadas protestam
Paula Vigneron 21/07/2017 13:37 - Atualizado em 31/07/2017 14:08
IMTT fiscaliza transporte
IMTT fiscaliza transporte / Paulo Pinheiro
O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), junto com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM), realizou nesta sexta-feira (21), em diferentes pontos do município, uma operação de fiscalização de transportes alternativos, irregulares e piratas. Na mesma manhã, em protesto à operação do IMTT, motoristas de lotadas fizeram uma manifestação, interditando a avenida XV de Novembro. À tarde e à noite, topiqueiros voltaram a tumultuar o trânsito no Centro, na avenida José Alves de Azevedo, na descida da ponte Leonel Brizola, onde colocaram fogo na pista e na avenida 28 de Março, em frente ao Tiers Cardoso, onde bloquearam o trânsito.
A operação foi realizada nas cabeceiras das três pontes da cidade. Diversos veículos foram notificados, principalmente por excesso de passageiros e documentação inadequada para a regularização do transporte. Vans e carros de passeio usados de modo irregular foram apreendidos. Ninguém foi conduzido à delegacia. De acordo com agentes da GCM, o foco da operação, iniciada às 6h, foi combater o transporte irregular e fiscalizar o excesso de passageiros em veículos cadastrados.
IMTT fiscaliza transporte
IMTT fiscaliza transporte / Paulo Pinheiro
Manifestação —
Na avenida XV de Novembro o trânsito ficou congestionado. Motoristas de lotadas criticaram a operação e afirmaram ter buscado a legalização da atividade.
Há um ano, Alexandre das Dores, que é motorista profissional e está desempregado, trabalha com lotadas. Ele contou que não encontrou outra forma de sobrevivência. “Sou casado e tenho dois filhos. Não consegui outro emprego. O único jeito foi fazer lotação no Jardim Carioca. Se não tiver os carros, o bairro para, porque não tem ônibus circulando. A manifestação é porque eles fecharam as pontes e não deixaram os carros circularem”.
Alexandre lembrou que, há meses, houve outra manifestação em frente ao Mercado Municipal. Segundo ele, na ocasião, foi combinado com representantes da Prefeitura que haveria uma solução. “A gente não está pedindo nada demais. Só queremos uma solução. Não estamos satisfeitos de trabalhar desse jeito, correndo de polícia, IMTT e Detro. Queremos trabalhar normalmente, dando assistência à população”, afirmou.
O IMTT informou que recebeu ontem uma comissão de membros do segmento. Na conversa foram explicadas as três formas de atuação no transporte público regulamentado no município: táxi, van e ônibus. O órgão ressaltou que para proteção ao usuário é necessário que sejam utilizados tais transportes. O IMTT informou ainda que os profissionais, quando qualificados, podem buscar oportunidades nestas modalidades e que há casos de vans e táxis em que há apenas um motorista registrado no IMTT, quando poderiam haver três.
No final da tarde, topiqueiros colocaram fogo na avenida José Alves de Azevedo, bloqueando e tumultuando o trânsito no Centro. O Corpo de Bombeiros foi acionado. Mais tarde, no início da noite, mais uma manifestação bloqueou o trânsito, desta vez na avenida 28 de Março, no Parque Tarcísio Miranda.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS