Goyta Anime traz cultura japonesa neste domingo na Uenf
Jhonattan Reis 19/05/2017 22:09 - Atualizado em 21/05/2017 20:47
Cosplays, jogos, animes e outras atrações voltadas à cultura japonesa. Assim vai ser a quarta edição do Goyta Anime, que acontece neste domingo (21) no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos. O evento acontece a partir das 10h. Os ingressos estão no segundo lote, a R$ 25. Na hora do evento, serão vendidos a R$ 30. Um dos organizadores, Ruan Trindade, explicou sobre o Goyta Anime.
— É o evento de cultura japonesa e pop que faltava em Campos. Buscamos abranger cosplays, videogames, cardgames, palestras, tudo para levar o melhor dessa cultura ao público. O nome Goyta Anime é uma junção de “Goytacazes”, nome atribuído aos índios que habitavam nossa cidade antes de ser colonizada, e “anime”, que carrega o foco do nosso evento.
Ruan contou que a realização do Goyta Anime, que teve sua primeira edição em 2015, é uma ideia antiga.
— Sou fã dessa cultura há muito tempo. Aqui em Campos há um grupo que sempre fazia uma caravana para o Anime Friends, em São Paulo, maior evento de cultura japonesa da América Latina. E era caro, complicado, tínhamos que juntar um grupo, alugar ônibus e uma série de outras coisas, sendo que nem todo mundo tem condições de viajar para São Paulo — lembrou ele, continuando:
— Decidi, então, criar o Goyta Anime, um evento sobre cultura japonesa e pop aqui na cidade. O primeiro foi bem pequeno, mas supriu as expectativas, esgotando os 400 ingressos. Depois disso, mantivemos um público de aproximadamente mil pessoas por edição. Hoje Campos tem seu próprio evento — falou Ruan, que contou que espera público entre mil e 1.100 pessoas durante esta quarta edição.
Atrações — A programação começa às 10h, com recebimento do público. Às 11h, o DJ Shallon Santiago começa a apresentar o evento e a tocar remixes de animes e game songs. 11h30 tem uma palestra sobre a língua japonesa, com um professor do Instituto Brasileiro de Línguas. Às 12h, tem início o Animekê/K-POP, que é um concurso de karaokê e coreografias com música de animes.
Às 13h30, o público pode conferir palestra com o escritor Lucinei Campos e, às 14h30, a youtuber Mariana Satty falará sobre cosplay, animes e como é a vida de um youtuber.
O dublador Renan Freitas — que assina diversos trabalhos, como em Emmet, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Garparzinho, Quarteto Fantástico, Kamen Rider: Dragon Knight Chip e Power Rangers Mystic Force — fala em relação ao seu trabalho, às 15h30.
Sucesso na edição do ano passado, o concurso Cosplay/Cospobre começa às 16h30. Uma hora depois há as premiações e sorteios. O evento também conta com exposições de materiais relacionados a Star Wars e Harry Potter, stands de vendas de produtos ligados à cultura japonesa, praça de alimentação e torneios no espaço games. O encerramento será às 18h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS