Matheus Mesquita
29/09/2025 18:56 - Atualizado em 29/09/2025 19:12
Enxame de abelhas instalado dentro de um poste em Ururaí
/
Foto: Higor Luiz
Um enxame de abelhas instalado dentro de um poste na Rua A, em Ururaí, em Campos, tem causado preocupação entre os moradores há mais de três anos. Segundo relatos, a situação já gerou riscos para crianças e adultos e até atrapalhou serviços da Enel, responsável pela rede elétrica.
O morador Higor Luiz contou que o problema é antigo e que as reclamações feitas até hoje não resultaram em uma solução definitiva.
“Esse problema é antigo e já fizemos diversas reclamações. A última foi entrando em contato com o Corpo de Bombeiros e eles nos informaram que a responsabilidade era da Defesa Civil. Já a Defesa Civil disse que era com os Bombeiros, por se tratar de uma emergência. Enquanto isso, nós continuamos expostos ao risco”, relatou.
Foto: Higor Luiz
Higor lembra que a família já passou por situações preocupantes.
“Já tive problema com o meu neto, que foi picado por uma abelha enquanto tomava banho de piscina no quintal da minha residência. No verão a situação fica ainda mais complicada, precisamos manter as casas fechadas, pois sempre aparece uma ou outra abelha dentro de casa”, disse.
Foto: Higor Luiz
Segundo o morador, equipes da Enel também já deixaram de realizar reparos por causa do enxame. “Eles conseguiram trocar uma lâmpada, mas não trocaram a do poste seguinte, que fica em frente à casa do meu vizinho, pelo mesmo motivo. Até já tentaram colocar cimento no buraco do poste, mas não resolveu. Esse reparo foi há anos”, completou.
No último sábado (27), durante a celebração de São Cosme e Damião, a rua ficou cheia de crianças e, segundo Higor, as abelhas estavam agitadas.
“Graças a Deus não aconteceu nenhum ataque, mas o risco existe e é preocupante”, afirmou.
Enel vai enviar equipe ao local nesta terça-feira, diz nota. A Enel Rio informou que vai enviar uma equipe ao local nesta terça-feira (30), pela manhã, para avaliar a demanda e verificar se o enxame está em contato com a rede elétrica. A concessionária destacou que a remoção do enxame é de responsabilidade da Defesa Civil, mas que atua em parceria com o órgão em casos que envolvam a rede elétrica.
A Folha entrou em contato com Prefeitura de Campos para saber se tem previsão para que a Defesa Civil realize uma visita ao local, mas ainda não obteve resposta.