Santo do dia: Santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael
A Igreja celebra nesta segunda-feira (29) a festa dos santos arcanjos são Miguel, são Gabriel e são Rafael, que aparecem na Bíblia com missões importantes dadas por Deus. São Miguel, em hebreu, significa “Quem como Deus” e é um dos principais anjos do céu. Considerado príncipe das milícias celestes. Seu nome era o grito de guerra dos anjos bons na batalha combatida no céu contra o inimigo de Deus e seus seguidores.
Segundo a Bíblia Sagrada, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus. É chamado pelo profeta Daniel, no Antigo Testamento, de príncipe protetor do povo judeu. No Novo Testamento, é citado na carta de São Judas e no Livro do Apocalipse. Aparece, ainda, como protetor dos filhos de Deus e de Sua Igreja.
Ana Lúcia Tinoco, de 65 anos, da Catedral São Salvador em Campos, compartilhou o motivo de ser devota a São Miguel Arcanjo:
"O motivo de eu ser devota a São Miguel foi por enxergar o mundo bem católica, distante de Deus, com os valores invertidos. Sou devota de São Miguel Arcanjo já uns dez anos. Vendo o “progresso geométrico” dos contra valores de nossa sociedade, pensei: é o tempo de São Miguel agir! E como gosto muito de ler as Escrituras, me lembrei da passagem de Daniel 12 e do poder de São Miguel contra o mal, narrado no Apocalipse, entre outros escritos. Passei a invocar São Miguel sempre", disse Ana Lúcia.
São Gabriel significa “Fortaleza de Deus”. Teve a missão muito importante de anunciar a Nossa Senhora que ela seria a Mãe do Salvador.
Segundo o profeta Daniel (IX, 21), foi Gabriel quem anunciou o tempo da vinda do Messias; quem apareceu a Zacarias “estando de pé à direita do altar do incenso” (Lc 1, 10-19), para lhe dar a conhecer o futuro nascimento do Precursor; e, finalmente, o arcanjo como embaixador de Deus, foi enviado a Maria, em Nazaré para proclamar o mistério da Encarnação. É ele o portador de uma das orações mais populares e queridas do cristianismo, a Ave Maria.
São Rafael já quer dizer “Medicina de Deus”. É o arcanjo amigo dos caminhantes, médico dos doentes, auxílio dos perseguidores.
No Livro de Tobias, é narrado o momento que quando Tobit, pai de Tobias e homem de grande caridade, passou pela provação da cegueira e todos lhe questionavam a fé, juntamente quando Sara era atormentada por um demônio que matava seus maridos nas núpcias. Então, ambos rezaram a Deus e foram ouvidos; e foi Rafael que foi enviado para lhes prestar socorro.
São Rafael tomou a forma humana, fez-se chamar Azarías e acompanhou Tobias em sua viagem, ajudando-o em suas dificuldades, guiando-o por todo o caminho e auxiliando-o a encontrar uma esposa da mesma linhagem. Então, o Arcanjo explicou ao jovem Tobias que poderia se casar com Sara sem perigo algum. E, por fim, ao retornarem esclareceu como ele poderia curar o pai da cegueira. No livro de Tobias o próprio arcanjo se descreve como “um dos sete que estão na presença do Senhor”.
Ana Rita Viana Miato, natural de Varre-Sai no Rio de Janeiro, com 26 anos, tem uma devoção especial aos santos anjos, em partiular ao Santo Anjo da Guarda.
"Desde criança cultivo uma devoção especial aos santos anjos, em particular ao meu Santo Anjo da Guarda. Foi minha mãe que, com muito carinho, me ensinou desde pequena a oração do Santo Anjo, pedindo sempre a sua proteção e guia em cada passo da vida. A partir de 2018, meu coração se voltou também para os coros celestes e para os três arcanjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel. Nesse tempo, senti um forte chamado a participar da Quaresma de São Miguel Arcanjo, promovida pelo Frei Gilson", contou Ana Rita.