Prefeito de Macaé anuncia que conseguiu sair de Israel
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, anunciou na manhã desta segunda-feira (16), através das redes sociais, que uma parte da comitiva brasileira que estava em Israel conseguiu sair do país por via terrestre. O prefeito integrava uma delegação composta por prefeitos de 25 cidades, como Macaé, João Pessoa, Belo Horizonte, Nova Friburgo e Florianópolis. Eles estavam impossibilitados de deixar Israel após o início do conflito do país com o Irã.
"Estamos a caminho de casa! Parte do grupo que estava em missão oficial em Israel decidiu sair do país por via terrestre, através da fronteira com a Jordânia, seguindo depois para a Arábia Saudita. Permanecemos em segurança e seguimos pedindo a Deus que nos guie nessa viagem, assim como a todos aqueles que estão retornando para seus lares. Que Ele possa abençoar todo o povo dos países que vivem esses dias de conflito," disse o prefeito.
Welberth conta que alguns integrantes da comitiva permaneceram no país "com medo por conta da instabilidade do momento de sair." Rezende conta ainda que a rota inicialmente é para Jordânia e depois seguem para a Arábia Saudita. "Foi a melhor rota que nós traçamos aqui junto com o governo de Israel, que não orienta e aconselha essa saída. Mas esse grupo achou melhor sair do país nesse momento," informou o prefeito.
O conflito começou na noite de quinta-feira (12), quando Israel realizou um ataque ao Irã, que vem retaliando e lançando mísseis contra Tel Aviv desde sexta-feira (13). Desde então, o prefeito de Macaé, que está numa comitiva de prefeitos brasileiros visitando o país a trabalho, está refugiado em um bunker na cidade de Kfar Saba.
De acordo com a Prefeitura de Macaé, a viagem aconteceu a convite do governo israelense para participar de uma missão técnica voltada ao conhecimento de métodos tecnológicos aplicados à gestão de cidades. “A viagem, com todas as despesas custeadas pelo país hospedado, incluiu visitas aos sistemas de drenagem, abastecimento de água, cidades inteligentes, segurança pública, controle de trânsito, entre outros temas relevantes para a administração municipal”, afirmou a Prefeitura em nota na sexta-feira.