Papa aos bispos de Madagascar: não desviem o olhar dos pobres
Pedro Henrique Figueiredo - Atualizado em 16/06/2025 11:19
Papa Leão XIV recebe bispos de Madagascar
Papa Leão XIV recebe bispos de Madagascar / Vatican Media
“Exorto vocês a não desviarem o olhar dos pobres: eles estão no centro do Evangelho e são os destinatários privilegiados do anúncio da Boa Nova”: foi o que disse o Papa, acolhendo na manhã desta segunda-feira os bispos da Igreja de Madagascar, vindos a Roma em peregrinação jubilar. O Santo Padre disse que este encontro tinha para ele um significado particular, “porque é o nosso primeiro encontro”.
O Papa Leão XIV ainda falou de sua felicidade em ouvir os Bispos contarem as alegrias e as provações pastorais que levam com fidelidade. “A proximidade de vocês com o povo de Deus é um sinal vivo do Evangelho. Encorajo cada um de vocês no seu ministério episcopal, em particular a cuidar dos sacerdotes, que são os seus primeiros colaboradores e os seus irmãos mais próximos, bem como dos religiosos e religiosas que se dedicam ao serviço”.
O Santo Padre deu graças pela vitalidade missionária das Igrejas particulares de Madagascar, herdeiras do testemunho dos santos que, para levar o Evangelho a esta terra longínqua, não temeram nem a rejeição e nem a perseguição.
E tem um convite: “Exorto vocês a não desviarem o olhar dos pobres: eles estão no centro do Evangelho e são os destinatários privilegiados do anúncio da Boa Nova. Saibam reconhecer neles o rosto de Cristo e que a sua ação pastoral seja sempre animada por uma concreta solicitude para com os mais pequenos”.
Seguindo o exemplo do Papa Francisco, Leão XIV convidou os bispos a cuidarem da nossa casa comum, a preservar a beleza da Grande Ilha, cuja beleza e fragilidade foram a eles confiadas. “Cuidar da nossa casa é parte integrante da sua missão profética. Cuidem da criação que geme e ensinem aos seus fiéis a arte de protegê-la com justiça e paz”, disse o Papa.
“Queridos irmãos, - finalizou - continuem o seu serviço com coragem e esperança. O Sucessor de Pedro os acompanha com a sua oração e o seu afeto. Que a Virgem Maria, Nossa Senhora de Madagáscar, os proteja. Que o Beato Raphaël Rafiringa, a Beata Victoire Rasoamanarivo, São Tiago Berthieu e todos os santos da sua terra intercedam por vocês”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    [email protected]