Bicicletas elétricas tomam conta das ruas de Campos
Yasmim Lima - Atualizado em 22/02/2025 06:19
Uso de bicicletas elétricas em Campos
Uso de bicicletas elétricas em Campos / Foto: Rodrigo Silveira
O uso de bicicletas elétricas tem aumentado pelas ruas da cidade de Campos. Seja pela rapidez, pela opção mais sustentável ou a economia com o combustível, que teve um aumento recente, as bicicletas vêm ganhando cada vez mais espaço e adeptos. No Brasil, em 2023 elas passaram a ser regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contram) e embora não há necessidade de licença ou habilitação para pilotar as bicicletas há medidas e orientação que devem seguir.

Diferente das bicicletas convencionais, as elétricas chegam a velocidade máxima de 32km/h, entretanto há o que pode e não podem fazer, de acordo com o instrutor de trânsito do Sest Senat, Felipe Braz Said.

“O que pode ser feito: Circular pela ciclofaixa ou ciclovia, se não houver o ciclista pode andar pela pista de rolamento, respeitando as regras de trânsito e evitando as faixas de pedestres. O uso de capacete, luzes de sinalização dianteira e traseira, e refletores. O ciclista deve seguir as regras de semáforos, sinais de pare e outras sinalizações. Para aumentar a visibilidade, é importante o uso de roupas claras ou com refletores. O que não pode ser feito: Andar na contramão, as bicicletas devem trafegar no mesmo sentido dos veículos. Andar sobre a calçada, a menos que esteja sendo empurrada. Utilizar o celular ou fones de ouvido. Circular em faixas exclusivas para outros veículos como ônibus ou corredores exclusivos de outros meios de transporte. Não sinalizar mudanças de direção para virar à esquerda ou à direita. Andar sem iluminação à noite”, explicou Felipe.
Bicicletas elétricas
Bicicletas elétricas / Foto: Rodrigo Silveira


O enfermeiro Pablo Gomes, conta que usa a bicicleta elétrica como locomoção a mais de um ano e escolheu pelo veículo pela rapidez e economia.

“Eu já uso a bike há 1 ano e meio e uso como meio de transporte mesmo para me locomover pela cidade e para ir trabalhar. Optei pela bicicleta por conta do custo benefício, sem contar no tempo, que acaba sendo mais rápido. Todo dia uso as ciclofaixas, sendo que tem locais que não tem ciclofaixa, aí tenho que andar na rua e dividir espaço com os carros, mas não acho que a cidade tenha estrutura adequada para comportar a quantidade de bike elétrica e as normais. Além disso, os motoristas não respeitam as ciclofaixas, muitas vezes estacionam em cima delas, e temos que nos desdobrar para desviar e andar na rua mesmo. Acho que poderia criar mais espaços para ciclistas e implantar mais ciclofaixas” contou o enfermeiro.

Segundo o motorista, Wellington Rosa, no caso das bicicletas elétricas, os ciclistas deveriam passar por uma aula preparatória já que andam a 30 km/h.

“O crescimento de bicicletas elétricas está aumentando muito, só que as pessoas que conduzem esse veículo devem seguir as leis de trânsito para evitar muitos acidentes. Campos não está preparado para esse aumento de bicicletas, acho que os ciclistas teriam que passar por uma aula para aprender a conduzir, porque eles são considerados veículos, andam em uma velocidade mais ou menos de uns 30 km e é uma velocidade perigosa que pode causar acidentes”, ressaltou o motorista.

Segundo Felipe, o trânsito de bicicletas é regulamentado por leis vigentes no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos artigos 58, 59 e 105 e assim como os veículos o CTB prevê multas, no art. 255, conduzir bicicleta onde não seja permitida a circulação, ou de forma agressiva, pode gerar Infração - média; Penalidade - multa; Medida administrativa - remoção da bicicleta, mediante recibo para o pagamento da multa. Felipe Said ainda orienta quanto ao trânsito de bicicletas nas ruas em meio fluxo de carros. Para garantir maior segurança a atenção deve ser redobrada.

“Sempre use sinais manuais para indicar que você vai virar à esquerda ou à direita. Respeite os semáforos, placas de sinalização, faixas de pedestre e outros dispositivos. Lembre-se de que você também é usuário da via, então deve seguir as regras. Use ciclovias e ciclofaixas. Quando não houver ciclofaixas, o ciclista deve pedalar à direita da pista, no espaço entre a calçada e os veículos. Evite pontos cegos dos motoristas, fique atento ao posicionamento dos veículos. Evite andar na contramão, sempre trafegue na mesma direção do fluxo de tráfego. Mantenha uma linha reta e evite movimentos bruscos. Reduza a velocidade em locais movimentados. Não use fones de ouvido. Evite o uso de celular. Pedale com velocidade adequada, em áreas de grande movimento, como bairros com muitos pedestres, evite pedalar em alta velocidade”, esclareceu o instrutor de trânsito.
Em Campos, já foram instaladas cerca de 60,62 km instalados de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Desde 2021, já foram instalados cerca de 20km interligando vias e garantindo maior segurança para os ciclistas, correspondendo a um aumento de 29%. Se contabilizar os 7,95 km de trechos requalificados, o número de extensão chega a 25,25km.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS