Com estoque zerado, HPC necessita de doações para o Banco de Leite Humano em Campos
O Banco de Leite Humano do Hospital Plantadores de Cana (HPC), em Campos, está passando por uma situação crítica com o estoque zerado e necessita de doações. O banco de leite precisa, em média, de 12 litros por dia. O leite é usado para alimentar cerca de 40 crianças da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Unidade de Internação (UI).
De acordo com a coordenadora, Fabiana Passos, atualmente são 17 doadoras cadastradas. Entretanto, as doações estão devagar e o estoque zerado. Com a falta do leite, a alternativa é o uso da fórmula infantil ou outras formas de alimentação.
“Atualmente, o nosso estoque está zerado. Depois do período pandêmico é a primeira vez que a gente fica assim, sem leite humano nenhum para poder fornecer para UTI Neonatal. Nós temos, hoje, cerca de 17 doadoras cadastradas e ativas no banco de leite e as doações estão bem devagar. Quando o leite humano não está disponível, a fórmula infantil é oferecida como alternativa. No entanto, para prematuros que ainda não podem receber a fórmula devido à imaturidade gastrointestinal, são utilizadas outras formas de alimentação, como a nutrição enteral ou parenteral. Vale ressaltar que o leite humano é insubstituível pelos seus fatores imunológicos, que oferecem proteção e benefícios únicos para o bebê”, explicou Fabiana.
A coordenadora ainda destacou que o HPC é a única maternidade que atende pelo SUS na cidade. Em média são necessárias 12 litros de leite para poder encaminhar para as 40 crianças dentro da UTI.
“Por sermos uma UTI grande, hoje somos a única maternidade atendendo dentro da cidade, no SUS, nós precisamos de 12 litros de leite diários para poder encaminhar para esses bebês que estão dentro da UTI, a preferência são bebês prematuros, de baixo peso. O banco de leite humano atende a UTI do HPC, a gente não consegue atender outras maternidades, porque todo leite doado, o pouco que a gente tem, é destinado para a neonatal do HPC, que tem 20 leitos, de UTI e 20 leitos de UI”, disse a coordenadora.
As doações podem ser feitas por mulheres sem comorbidade e o cadastro pode ser feito por telefone ou presencial com agendamento de horário por telefone. As doações podem ser feitas em casa, sem a necessidade de ir ao local.
“Quem pode doar são mulheres sadias, que não tenham nenhuma comorbidade. Precisamos dos últimos exames de Pré-Natal que é o HIV e VDRL e, de preferência, que estejam com menos de 6 meses. Caso esses exames estejam com mais tempo, a gente convida a doadora para ir ao banco de leite, realizar alguns testes. Também por telefone, fazemos um pré cadastro e solicitamos os exames, que pode ser encaminhado por e-mail ou a gente pega na casa dela, também levamos o kit com o vidro estéreo. Assim, todos os dias, ela pode retirar o leite, colocar no vidro e deixar no congelador. No dia seguinte, ela pode retirar mais um pouco e colocar mais desse leite dentro do vidro. Ela consegue encher esse vidrinho de 300 ou 250 ml e uma vez por semana o carro da coleta vai no domicílio pegar esse frasco e já deixa um outro vazio. Também somos uma casa de apoio e amamentação, então se quiser que a gente oriente em relação à amamentação, fazemos esse serviço com essas mães", ressaltou Fabiana Passos.
As doações podem ser feitas por mulheres que sejam sadias, que não faça uso de bebida alcoólica, não fume e não faça uso de nenhuma medicação contra indicado para o aleitamento materno. O Banco de Leite Humano funciona todos os dias, incluindo sábado, domingo e feriados, no Hospital Plantadores de Cana. O telefone para contato é (22) 2737-7431.