Motoristas reclamam da quantidade de buracos pelas ruas de Campos
Quem passa pelas ruas de Campos, seja pedestres, motociclistas e motoristas, já notaram a quantidade de buracos que tem pela cidade. Pelas ruas do Centro e dentro dos bairros são inúmeros buracos e o problema se arrasta há anos. Por outro lado, a mesma situação é encontrada na estrada que liga a localidade de Santa Cruz a Lagoa de Cima.
Na rua Antônio Manoel, no Parque João Maria, a situação na rua é alarmante. Em toda extensão foram encontrados buracos o que desperta mais atenção da população para os acidentes. A comerciante que trabalha em uma vidraçaria, Isabela Souza, conta que na terça-feira (12), duas mulheres em uma moto derraparam no chão por conta do buraco. Em outro caso, um veículo agarrou em um buraco, causando prejuízos para o motorista.
“Na terça-feira teve um acidente de moto, duas meninas derraparam no chão por conta dos buracos. Não se machucou porque foi uma queda simples, mas poderia se ferir mais grave. Esses dias teve outro, um carro agarrou a roda em um buraco. Aqui na frente tem um buraco, ele estava pequeno tem uns dois ou três meses, no início era só uma rachadura. Em janeiro deste ano começou a abrir mais, agora já está enorme e do lado tem um bueiro, a rachadura do buraco já está chegando perto do bueiro, daqui a pouco sede e piora. O acabamento do bueiro também está todo rachado. Até alguém passar ali cair e morrer, aí terão que tomar providência”, disse Isabela.
O motociclista, Edson Pereira, conta que já sofreu um acidente de moto por conta do buraco. Ele teve prejuízos financeiros já que amassou a moto e ainda quebrou o dedo.
“Essa rua aqui está ruim. Uma vez um cavalo enfiou a pata em um buraco aqui na rua, deu sorte que não quebrou a pata. Deve ter algum problema na rua Antônio Manoel porque o prefeito manda tapar uma parte da rua e deixa do outro lado, ele nunca faz a rua toda. Esses buracos estão a muito tempo, meu avô era vivo ainda. Aqui tapa um buraco abre dois lá na frente. Eu estou com o dedo quebrado, porque bati a moto em um buraco e cai. Amassou a roda e quebrou toda a frente da moto, de noite e chovendo não dá para ver. Quando chove enche o buraco e você não percebe. Nós que moramos aqui já conhecemos os buracos, mas, às vezes, se descuida e cada dia tem um novo que a gente não sabe”, contou Edson.
Outro morador, Antônio Carlos, conta que os buracos na rua são muitos e quando chove a situação piora.
“A rua Antônio Manoel é um refúgio da 28 de Março, quando embola lá todo mundo vem para cá, principalmente na hora de pico, com o fluxo de veículos piora a situação dos buracos. E acho que não adianta tapar o buraco tem que acertar o asfalto todo. Todo ano eles fazem a mesma coisa, tapa os buraquinhos e quando chove volta tudo de novo”, falou o morador.
Santa Cruz a Lagoa de Cima
A mesma situação acontece na estrada que liga a localidade de Santa Cruz a Lagoa de Cima. No final de 2023, o trecho passou por obras de recapeamento asfáltico, pouco mais de um ano de obras, em janeiro deste ano, a estrada apresentou buracos e rachaduras novamente. Na manhã de quinta-feira (13), o trecho passou por ações de tapa buracos feitos pela Prefeitura de Campos. Entretanto, mais a frente, no trecho que liga as localidades de Tapera e Morro Grande, assim como no trevo chegando a Lagoa de Cima, também é possível notar que o asfalto está ruim e há presença de muitos buracos na pista.
Os trabalhos de recapeamento tiveram início na estrada desde 2023, finalizando parte dela até o final do mesmo ano. Porém, tiveram trechos em que a obra, em parceria com o Governo do Estado, não foi finalizada, além da pista estar cedendo devido, também, às chuvas. Na época, a Prefeitura de Campos informou que no trecho há movimento intenso com caminhões pesados e máquinas agrícolas. Além disso, por conta do período chuvoso não era viável realizar obras. Uma equipe técnica seria enviada ao local para verificar as condições da via.
A Folha encaminhou um pedido de nota a Prefeitura de Campos questionando se existe um planejamento de asfalto na cidade e o que será feito com a reclamação dos motoristas. Também solicitou sobre as ações de tapa buracos na estrada de Santa Cruz a Lagoa de Cima e aguarda retorno.