Entrega do espaço cultural da Estação Ferrovária de São Fidélis em maio
Pedro Henrique Figueiredo 15/02/2025 08:48 - Atualizado em 15/02/2025 09:06
Divulgação/ Nelzimar Lacerda
A conclusão das obras na Estação Ferroviária de São Fidélis deixa a população na expectativa para ocupar, tão logo seja possível, o novo centro de eventos culturais. Com prazo de um ano para o fim da obra, a  previsão é que a inauguração ocorra até maio deste ano, informa a Prefeitura do município, responsável pelos trabalhos de recuperação. O espaço, dentro da cidade, é um dos maiores patrimônios históricos da cidade.
Desde 2022, o governo do Estado do Rio de Janeiro assinou termos de Cooperação Técnica para elaboração de projeto e execução das obras. As obras começaram no início de 2024, com prazo de entrega inicial de 12 meses. A reforma da Estação Ferroviária está orçada em aproximadamente R$ 528 mil. Segundo a Prefeitura Municipal de São Fidélis, as obras não pararam em nenhum momento, e seguem o cronograma.
Divulgação /Nelzimar Lacerda

Até o final de 2024, as obras estavam em andamento. Os telhados foram removidos e o trabalho na parte de vidraçaria foi realizado. Há expectativa de que a obra possa ser entregue em abril, no período de festividade da cidade.
“A estação para mim representou e representa toda minha infância vivida. E que também serviu de grande transporte daquela época, conexão de trabalho para muitos usuários. No momento sim, as obras seguem lentas. Antes, em bom andamento”, disse Jucilene Andrade Faustino, moradora da cidade de São Fidélis.
A população acompanha o trabalho. “Já estava com as janelas de vidro. O telhado havia sido removido e estavam restaurando as telhas”, disse Octávio Hentzy.
“Por ser começo de ano, então a coisa fica mais lenta, mas não tá parada não. As obras estão com grande avanço, com certeza. Mexeram aí no telhado, aproveitaram as telhas, limparam e colocaram de volta, então a obra está andando, sim”, relata Wellington Luiz, músico da cidade.
A expectativa é que o espaço resgate a história do município para deixar ao acesso das novas gerações.
História - A ferrovia de São Fidélis, que ligava Campos ao município foi inaugurada em agosto de 1891. Antes, a Estação Ferroviária de Santo Antônio de Pádua, com uma concessão do ano de 1879, havia estabelecido uma linha ferroviária unindo Lucca (São Fidélis) a São Antonio dos Brotos (Miracema).
Divulgação/ Wellington Rodrigues

A passagem da linha de ferro pelo município obrigou à construção da Ponte de Ferro, outro patrimônio da cidade. Já a construção da segunda Ponte Ferroviária, a chamada “Ponte Preta”, pela Leopoldina Railway, inaugurada em 7 de junho de 1907 - 16 anos depois da inauguração da primeira ponte - foi aberta, portanto, uma nova estação no município de São Fidélis. A terceira e atual estação mais conhecida é a única das três que permanece de pé ainda hoje.

Os trens de passageiros deixaram de passar por São Fidélis no início da década de 1980. No ano de 2008 ainda passavam trens cargueiros pela ferrovia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS