Segundo passado pela Polícia, os militares foram até o local para verificar a informação de um baile funk onde homens estariam ostentando armas de fogo.
Ao chegar, as guarnições observaram diversos carros de som, além de vários suspeitos correndo. Durante a fuga, ainda de acordo com a PM, foi possível notar que um deles arremessou algo dentro de um veículo.
Dois suspeitos foram alcançados e detidos, mas nada foi encontrado com eles, porém na revista ao carro, foi encontrado uma réplica de pistola com carregador alongado.
Um dos homens teria resistido a abordagem, de acordo com o registro policial, se dizendo militar do exército, além de afirmar que a arma seria do outro detido na ação, um menor de 16 anos.
Foi feito contato com o oficial do exército onde o mesmo contou que o jovem de 19 anos havia sido desligado da corporação e não fazia mais parte do exército, além de não poder mais portar qualquer documento de identificação.
Os dois detidos foram levados para a 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), onde o ex-militar foi ouvido, liberado e enquadrado no art. 42 da lei de contravenções (perturbação) e art. 329 do código penal (resistência). O menor assumiu ser o dono da réplica, foi ouvido e liberado.