Violência marca verão nas praias de São Francisco de Itabapoana
Catarine Barreto 25/02/2023 09:47 - Atualizado em 25/02/2023 09:48
Arma apreendida e homem preso em SFI
Arma apreendida e homem preso em SFI / Divulgação/PM
Diferente de Campos e São João da Barra, São Francisco de Itabapoana (SFI), sofreu com a violência neste verão. O último crime hediondo registrado na cidade foi contra um jovem de 19 anos, identificado como Luiz Otávio Castro Lima da Silva, morto a tiros e um outro homem baleado, durante um show na noite de sábado (19), próximo a um palco na praia de Santa Clara, no litoral da cidade. 
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados cinco homicídios no mês de janeiro e dois em fevereiro em SFI, incluindo o registrado no carnaval. As tentativas de homicídio contabilizaram 14 registros só no mês de janeiro. O homem baleado no carnaval foi registrado como bala perdida.

Segundo a Polícia Militar, Luiz Otávio seria o alvo dos criminosos que teriam se misturado em meio ao público e surpreendido a vítima, que morreu no local. O homem baleado não teria ligação com o crime e foi atingido por bala perdida, sendo socorrido para o Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos, onde recebeu alta posteriormente.

A delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia de SFI, doutora Ivana Morgado falou sobre o trabalho desenvolvido pela delegacia no combate à criminalidade na cidade.

— Estamos trabalhando em todos os casos que chegam até nossa delegacia. Temos uma parceria com a Polícia Militar e seguimos nos empenhando em trazer maior segurança para a população de São Francisco — disse.

Doutora Ivana contou ainda sobre a migração de pessoas da cidade de Campos para São Francisco de Itabapoana, com objetivo de “fortalecer” principalmente a facção ADA, que foi alvo da Operação Loop, ação realizada em conjunto entre Ministério Público do Rio de Janeiro e Polícias Civil e Militar em dezembro do ano passado. Cerca de 24 pessoas foram presas, entre elas lideranças da facção.

— Notamos que houve uma migração de pessoas para a cidade, vindas de Campos, por exemplo, para tentar “ajudar” a facção que sofreu uma grande perda de integrantes durante nossas operações. Seguimos monitorando essa situação junto ao nosso setor de inteligência e assim montando novas estratégias para coibir essas ações criminosas — contou.

Por meio de nota, o comando do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) comentou sobre o trabalho realizado nas praias da região atendidas, principalmente em SFI.

— No decorrer de 2021 e 2022, o município de São Francisco de Itabapoana sofreu com o aumento do número de homicídios decorrente da disputa de territórios por grupos criminosos rivais. Neste contexto, a Polícia Militar e a Polícia Civil concentraram esforços para inibir e coibir tais práticas delituosas, por meio do remanejamento de efetivo e crescimento da ostensividade de patrulhamento e também pela investigação, com intuito de identificar as lideranças criminosas e os envolvidos nos homicídios, para assim cessar estes crimes contra a vida — explicou.

Campos e São João da Barra sem registros de crimes graves

Diferente de São Francisco de Itabapoana, Campos e São João da Barra (SJB), não registraram crimes graves neste mesmo período. Por meio de nota, a secretaria de Ordem Pública de Campos informou que mais de 15,4 mil veículos passaram pelo portal do Farol de São Thomé entre às 7h do dia 17 de fevereiro e 19h do dia 21, só neste Carnaval.

Apesar da grande movimentação no litoral Campista, a temporada foi considerada tranquila. Segundo o município, isso se deu graças ao trabalho integrado realizado por diferentes órgãos de segurança. A Secretaria de Segurança Pública também contou com a importante contribuição da tecnologia, através das câmeras de monitoramento.

— Foi um trabalho desenhado, onde a Polícia Militar, a Guarda Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Guarda Civil e Corpo de Bombeiros junto à Secretaria de Ordem Pública atuaram em conjunto, proporcionando um verão tranquilo, de paz e muito sucesso para todos nós. A gente agradece a Deus pela oportunidade. Foi um trabalho realmente integrado, onde o prefeito Wladimir Garotinho colaborou bastante, dando toda a estrutura necessária de trabalho. A limpeza foi fundamental e a iluminação também. Enfim, as pastas afins colaboraram. Parabéns ao prefeito e ao público, que veio e se comportou. Foi um verão inteiro sem ocorrências negativas, do ponto de vista da segurança. Foi um esforço conjunto para que a população da praia campista tivesse um verão e um carnaval de muita alegria e segurança — concluiu o secretário de Ordem Pública, Jackson Sousa.

Em Farol, foi instalada a Base Integrada Municipal de Segurança, onde um Centro de Monitoramento recebe imagens de 30 câmeras instaladas em pontos estratégicos. São equipamentos inteligentes, que têm alcance para identificar faces e placas, inibindo ações suspeitas e auxiliando na identificação de criminosos.

Já a Prefeitura de São João da Barra informou que a programação de Carnaval segue até o próximo domingo (26), e que o balanço total do verão só será apresentado nesta segunda-feira (27).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS