Trófeu Folha Seca homenageará Maria Carlota Bruno e Gabriel Farhat
Criado em 2000 para homenagear campistas de sucesso nacional e internacional, o Troféu Folha Seca será entregue pela 24ª vez no dia 30 de outubro. Neste ano, diferente das edições anteriores, serão dois homenageados: Maria Carlota Fernandes Bruno, vencedora do Oscar de melhor filme estrangeiro, como produtora, por “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles; e Gabriel Farhat, ex-colunista da Folha e conhecido por ser o fotógrafo das estrelas que, em 2025, completa uma década de carreira. O evento de fim de ano da Folha da Manhã será realizado no Teatro Municipal Trianon e, além das homenagens, o multi-instrumentista Allyrio Mello dará o tom musical da noite.
Atuante desde 1989 em produtora independente fundada por Walter Salles e João Moreira Salles, Maria Carlota Bruno tem uma vasta carreira no mercado audiovisual. A campista, além de ter produzido o longa-metragem “Ainda Estou Aqui”, também tem assinatura em um amplo espectro de filmes, incluindo Últimas Conversas, o último documentário de Eduardo Coutinho, Paulina, de Santiago Mitre, coprodução Brasil-Argentina, e Jia Zhang-ke, um Homem de Fenyang, documentário de Walter Salles exibido na Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2015.
Atualmente, Maria Carlota finaliza os documentários Criaturas da Mente, de Marcelo Gomes, sobre o neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro, e Minha Terra Estrangeira, de João Moreira Salles, sobre a ativista ambiental indígena Txai Suruí. Assina também, como coprodutora, o longa de ficção Cyclone, de Flavia Castro, com lançamento a ser definido, e como produtora associada, Manas, de Mariana Brennand, vencedor do prêmio principal da Giornate Degli Autori no Festival de Veneza em 2024.
Já Gabriel Farhat começou a fotografar aos 20 anos. Seu primeiro trabalho com reconhecimento nacional veio enquanto fotógrafo dos modelos Jesus Luz e Carol Ramiro, iniciando uma sequência de ensaios com inúmeros artistas. As atrizes Carol Nakamura, Letícia Spiller, Monique Alfradique, Dani Suzuki, Erika Januza, Cris Vianna e Lucy Ramos são algumas das muitas personalidades que já passaram pelas lentes do jovem campista, bem como o ator Bruno De Luca, o cantor Belo, a modelo Gracyanne Barbosa, os ex-BBB’s Viny, Jade Picon, Natália Deodato e Larissa Tomásia, entre outros.
Em maio deste ano, a convite da marca Givenchy, Farhat esteve em Cannes, onde presenciou a vitória de brasileiros, como a do ator Wagner Moura e do diretor Kleber Mendonça Filho, com o filme “O Agente Secreto”. Antes de Cannes, foi a Los Angeles. No meio do burburinho do Oscar 2025, e toda a movimentação em torno do filme “Ainda Estou Aqui”, Gabriel Farhat acompanhou a atriz Ana Furtado, a embaixadora oficial do Oscar pela TNT, e o seu marido Boninho, por 10 dias.
Música — A trilha sonora da festa de fim de ano da Folha ficará a cargo do multi-instrumentista Allyrio Mello, músico que, com o seu violino elétrico, se destacou no país, participando de vários eventos de grande porte, como Copa do Mundo, Rock in Rio e Reveillon de Copacabana, além de trilhas sonoras de novelas e programas televisivos como Jô Soares, Faustão e Amaury Jr.
Allyrio Mello atravessou fronteiras além do Brasil, tendo se apresentado em vários países mundo afora, em grandes eventos como as Olimpíadas de Londres e torneios de tênis ATP Masters.
Troféu Folha Seca — O objetivo da premiação é resgatar um pouco da memória e aplaudir exemplos de campistas de destaque nos segmentos onde atuam. O nome do troféu, confeccionado pelo artista plástico Adriano Ferraioli, é alusivo ao primeiro premiado, o ex-futebolista Didi, bicampeão do mundo com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962, graças ao seu famoso chute que foi imortalizado pela cadência similar à dança de uma folha seca no ar até o gol. De 2000 em diante, também foram homenageados: Tonico Pereira (TV, cinema e teatro), Ivald Granato (artes plásticas), Eucimar Oliveira (jornalismo), Karla Assed (dermatologia), Gilles (estética), Eraldo Leite (comunicação), Marina de La Riva (música), Hugo Aquino Filho (empresa), Cláudia Márcia de Azevedo Jacyntho (medicina), Paiva Brasil (artes plásticas), Amarildo Tavares da Silveira (futebol), Fernanda Motta (moda), Maria Lúcia Barbosa (ourivesaria), Carlos Alberto Boeschenstein (arquitetura), Zezé Motta (música e artes cênicas), Vilma Areas (literatura), Danilo Miranda (cultura), Marcele Lemos (comércio exterior), Aluísio Machado (sambista), Noilton Nunes (cinema), Amarildo de Mello (carnavalesco) e Silvio Pessanha Neto (nefrologia).
A entrega do Troféu Folha Seca tem patrocínio do Grupo MPE e da Rad Med, e apoio da empresa Brasil, Unimed Campos, apoio de mídia da Águas do Paraíba, apoio cultural da Fundação Cultural Jornalistas Oswaldo Lima e Teatro Trianon, e apoio logístico do Palace Hotel e Rogil Tour. (M.S.)