Obras em São Francisco de Itabapoana estão a todo vapor
A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana tem investido em obras de infraestrutura tanto na área central do município, quando nas mais afastadas. Só no Centro da cidade, oito ruas foram reformadas com asfalto novo ou melhorias em calçadas, cujas obras estão concluídas. Já na rua Theófilo Ribeiro Manhães a obra de pavimentação está em andamento e a rua Zenita Pinheiro de Brito é a próxima a receber melhoras nas calçadas e via. Em algumas ações, o município conta com parceria do Governo do Estado.
Outra frente de trabalho que está em andamento é a revitalização da Praça da Lagoa do Salgadinho, que em breve será entregue totalmente renovada à população de São Francisco de Itabapoana. A iniciativa faz parte do programa Limpa Rio Margens, fruto da parceria entre o município e o Governo do Estado. Até a última terça (23), a área executada foi de 16.378 m2 e o volume executado é de 16.378 m3
Além da praça, os trabalhos de limpeza e recuperação da própria Lagoa do Salgadinho seguem em ritmo intenso por meio do programa Limpa Rio, que tem garantido benefícios significativos para a cidade. Localizado na área central do município, o espaço será um verdadeiro cartão-postal, com mais qualidade de vida e lazer para moradores e visitantes.
O Limpa Rio Margens é um desdobramento do Limpa Rio, já realizado na lagoa, e conta com a presença de maquinários enviados pelo Governo do Estado, que têm contribuído de forma decisiva para o andamento das obras. A previsão é de que, nos próximos meses, a Lagoa do Salgadinho e todo o seu entorno estejam prontos para receber a população, marcando uma nova fase na valorização do município.
Já em Travessão de Barra, 12 ruas passam por obras. Depois do serviço de topografia e corte, que é a retirada do material antigo para a introdução do novo projeto, agora, os trabalhos estão concentrados na pavimentação das vias. De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Paulo Ricardo da Silva Moreira, a ação teve início no dia 3 de agosto com a construção de calçadas e melhorias no acesso. Os trabalhos estão concentrados nas ruas “Valde Mota” e “B”.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana. A expectativa é que as melhorias tragam mais qualidade de vida, segurança e mobilidade aos moradores. O trabalho é resultado de uma solicitação feita pelo vereador Leandro Babão, que é morador na comunidade, feita ao governador Cláudio Castro e, posteriormente, ao deputado estadual licenciado e atual secretário de Estado de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire. (M.S.)
Quadra e praça foram entregues em Barra
Além de ruas, recuperação de praças e retirada de vegetação exótica, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana construiu um vestiário no campo de futebol, situado dentro do Parque de Exposições, na localidade de praça João Pessoa. O vestiário tem estrutura completa para receber dois times e também a arbitragem, contando com armários, bancos e toda a infraestrutura necessária para dar mais conforto aos atletas.
Outra novidade recente foi a nova quadra de grama sintética e a Praça Marcelo Silva revitalizada, entregues em agosto aos moradores de Barra do Itabapoana. O novo espaço foi totalmente reestruturado, com sistema de drenagem e alambrados, garantindo mais segurança e funcionalidade. Em breve, a comunidade também receberá um novo campo de futebol no mesmo local, também com grama sintética. O espaço está recebendo infraestrutura completa, com sistema de drenagem e instalação de alambrados para garantir segurança e funcionalidade.
Estradas vicinais — A secretaria de Obras, Serviços Públicos e Urbanismo de São Francisco de Itabapoana recuperou diversas estradas vicinais este ano. A ação visa a atender aos pedidos de produtores rurais, facilitando o acesso as suas propriedades. Entre as localidades que receberam o serviço estão São Domingos, Aroeira, Santana, Boa Sorte e Florestinha, entre outras.
Remoção de vegetação exótica muda cara do litoral
Algumas intervenções também beneficiam o meio ambiente, como a retirada da vegetação exótica no litoral do município. A ação já passou por Guaxindiba, Gargaú, Santa Clara, Sossego, Sonho e Manguinhos, resultando na remoção de mais de 1.200 toneladas de resíduos ao longo de aproximadamente 15 km de orla.
Na localidade de Gargaú, a maior lagoa do município também recebe atenção. Já foram retiradas cerca de 2.600 toneladas de vegetação exótica. A ação se estende até a Lagoa dos Quiosques, que fica ao lado e dá acesso à praia, ampliando ainda mais os benefícios ambientais e paisagísticos da região.
A iniciativa é coordenada pela secretaria de Meio Ambiente. “A retirada da vegetação exótica, que é aquela não pertencente à flora nativa, é fundamental para evitar desequilíbrios ambientais, como a erosão costeira, além de recuperar a paisagem natural da nossa costa”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati.