Festival Internacional Goitacá de Cinema recebe mais uma chancela
- Atualizado em 07/05/2025 09:58
Divulgação
O I Festival Internacional Goitacá de Cinema recebeu, no último dia 30 de abril, mais uma chancela importante. No caso, a aprovação na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mecanismo de fomento que dispõe sobre concessão de benefício fiscal para realização de projetos culturais. Criada em 1992, a lei permite que empresas, contribuintes do imposto do tipoe ICMS no estado do Rio de Janeiro, patrocinem a produção cultural utilizando o incentivo fiscal concedido pelo Estado.

A certificação do Mérito Cultural do I Festival Internacional Goitacá de Cinema foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, no último dia 30 de abril, com resultado da decisão proferida pela Comissão de Avaliação de Projetos - CAP, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - RJ. Com o valor de R$ 1.499,429,98, o projeto foi aprovado integralmente pela Comissão de Avaliação de Projetos, reforçando a sua relevância conceitual e a sua importância para o interior do Estado do Rio de Janeiro.

“A divulgação da aprovação do I Festival Internacional Goitacá de Cinema é mais um marco importante e chega num momento fundamental, pois no último dia 27 de abril encerramos as inscrições para o recebimento de filmes com um resultado muito significativo de 792 obras, demonstrando a força da iniciativa e o potencial de impacto econômico, social e cultural na cidade de Campos, no norte fluminense e no interior do Estado do Rio. Com a aprovação na Lei Rouanet e agora na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, posicionamos estrategicamente o seu potencial para se tornar o maior festival e evento de mercado de cinema do interior do Estado do Rio de Janeiro”, afirma Fernando Sousa, diretor-geral do Festival Internacional Goitacá de Cinema.

No último dia 27 de abril, foram encerradas as inscrições dos filmes nas cinco mostras competitivas do evento. Já em sua primeira edição, o Festival Internacional Goitacá de Cinema atraiu 792 filmes de diferentes partes do Brasil e do mundo. A quantidade de inscrições reafirma não apenas o tamanho do evento, mas também a força da cena cinematográfica em Campos dos Goytacazes e o potencial para a criação de um polo de exibição, produção e fomento ao audiovisual no interior fluminense. Além disso, é uma resposta incrível do setor.

A primeira edição acontece entre os dias 19 e 24 de agosto de 2025, com programação em diversas salas e espaços culturais da cidade. Aprovado na Lei Rouanet e na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o festival exibirá pelo menos 50 filmes ao longo de seis dias. Zezé Motta, atriz nascida em Campos, será a grande homenageada do evento, que contará com uma mostra em seu nome dedicada à diversidade de raça e gênero.

A programação inclui ainda um Programa de Formação, com oficinas e workshops; o Cine Market Goitacá, voltado para o desenvolvimento de novos projetos e encontros de negócios; e o Seminário de Cinema e Audiovisual do Norte e Noroeste Fluminense, que oferecerá debates, conferências e palestras.

O I Festival Internacional Goitacá de Cinema é realizado pela Quiprocó Filmes, por meio da Lei Rouanet e do Ministério da Cultura, com patrocínio da Ferroport. O projeto também está aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (ICMS). Conta com a parceria cultural e educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF (PPGSP), do Cine Darcy, da Casa de Cultura Villa Maria e do Projeto Caminhos de Barro. Conta ainda com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tem a parceria de mídia do Canal Curta e do Grupo Folha.
Divulgação: assessoria 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS