"Segundo Presente de Yemanjá" acontece nesse sábado, dia 8, em Tamoios, Distrito de Cabo Frio
- Atualizado em 07/02/2025 11:24
Iemanjá
Iemanjá / Divulgação
Neste sábado, dia 8, a partir das 8 horas, acontece em Tamoios, Distrito de Cabo Frio, na Região dos Lagos, o “Segundo Presente de Yemanjá”, promovido pela FECARJ – Federação de Cultura Afro do Estado do Rio de Janeiro e organizado por todas as casas de Axé filiadas à entidade. A celebração tem o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, Secretaria de Cultura, Coordenadoria de Igualdade Racial e Superintendência LGBTI+. Também apoiam o evento a Coopa-Lagos, o Centro de Estudos Palmares, o projeto social Bota Fé, o Instituto EcoVida, empresas privadas e veículos de comunicação.
Além de um ato de fé que reforça os vínculos com as religiões de matriz africana, o “Presente de Yemanjá” representa a unificação de diversas celebrações isoladas que já aconteciam há muitos anos no distrito cabofriense. Para essa segunda edição, a FECARJ traz como novidades dois shows de artistas consagrados dentre os umbandistas e candomblecistas: a partir das 15h de sábado, Yago Sandes, e na sequência, Luan Pureza, se apresentam, no encerramento oficial das homenagens à Rainha do Mar.
De acordo com a FECARJ, são esperadas cerca de cinco mil pessoas ao longo de todo o dia, o dobro do público que participou do evento no ano passado. Nos últimos dias, a Federação tem recebido contato de caravanas de todo o Estado do Rio, interessadas em integrar a celebração: “nós temos a questão religiosa, o sincretismo, a devoção, as demonstrações de fé, mas também temos esse evento como um atrativo turístico para o Distrito de Tamoios”, afirma a presidente da FERCARJ, Débora Almeida.
O evento vem sendo organizado desde novembro do ano passado, visto o interesse de diversas casas de Axé de vários lugares do Estado do Rio, especialmente da Baixada Fluminense, do Norte do Estado e da própria Região dos Lagos. “O evento cresceu muito, de um ano para o outro. Nós temos uma celebração tradicional no Cantinho do Forte, em Cabo Frio, mas essa celebração, que reúne diversos templos de matrizes africanas já está se consolidando pela pluralidade”, destacou a presidente da FECARJ.
Débora falou também sobre a importância desse momento como um ato de resistência ante à intolerância religiosa, de resiliência pela capacidade de suplantar o racismo estruturado, e a respeito da união entre as pessoas de todas as religiões e matizes: “não é a cor da pele, muito menos a fé de cada um, que diferencia as pessoas. O que nos diferencia e a nossa maneira de pensar e agir, e não é porque pensamos diferente que exista um melhor e que o outro seja pior. Eu respeito o seu ‘amém’, você respeita o meu ‘axé’, é dessa maneira que nós pensamos. Hoje, na FECARJ, felizmente temos pessoas que professam várias religiões, e nós entendemos que a pluralidade é fundamental, não apenas para a paz, mas sobretudo para atuarmos em defesa de causas coletivas que vão muito além e são realmente importantes para aqueles que mais precisam”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO
8hs – Concentração no Polo Esportivo de Tamoios, para a saída do Cortejo;
9h30min – Roda de Louvação à Yemanjá;
11h – Missa celebrada por Dom Joanir Neves, Bispo Diocesano da Diocese de Cabo Frio, da Igreja Católica Brasileira (Catedral de São Jorge);
12h – Apresentação cultural
14h – Saída do Presente à Yemanjá
15h – Shows com Yago Sandes e Luan Pureza
SERVIÇO
A concentração para as celebrações em homenagem à Yemanjá, em Tamoios, começa às 8 horas, no Polo Esportivo de Tamoios. Na sequência o cortejo segue levando a imagem até o Pontal de Santo Antônio, onde acontecerão as celebrações, dentre elas a missa com Dom Joanir, e de onde partirá o barco com as oferendas à Rainha do Mar, previsto para 14 horas.
Haverá barracas com comidas típicas, dentre elas o tradicional acarajé, que apesar de ser uma comida ritual de Iansã, também é uma preferência dos erês (espíritos de crianças), além de opções variadas; barracas com artesanato produzido exclusivamente pelo “povo de Axé”, artigos religiosos, e um “almoço simbólico”, com peixe e pirão.
Recomendado que os participantes levem leques e se possível proteção, por causa da longa exposição ao sol, e se hidratem. Segundo o Climatempo, portal destinado à previsões meteorológicas, a temperatura no sábado, em Cabo Frio, deve oscilar entre a mínima de 23º e máxima de 29º. “A previsão do tempo para sábado é de Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove”, de acordo o portal.

Com informações Assessoria Fecarj

ÚLTIMAS NOTÍCIAS