-
Inauguração de placa na Catedral do Santíssimo Salvador
-
Palanque com autoridades em manhã de festejos
-
Inauguração de placa na antiga Casa de Ópera
-
Inauguração de placa no Museu Histórico
-
Bandeiras junto ao monumento do soldado na praça do Santíssimo Salvador
-
Pianista Ivan Glória executou hinos no Museu Histórico
Tiveram início na manhã desta quinta-feira (1º) os festejos da Semana da Pátria e as comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil em Campos dos Goytacazes. A cerimônia de abertura foi marcada pelo hasteamento das bandeiras de Campos, do Rio de Janeiro e do Brasil, ao som da Banda da Guarda Civil Municipal, além de discursos da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas; da subsecretária municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro; do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; e do vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, Adelfran Lacerda.
Após o evento na praça, três placas foram inauguradas em pontos históricos da região central da cidade: uma na Catedral do Santíssimo Salador (antiga Igreja Matriz), uma no Museu Histórico e uma à esquina das ruas Vigário João Carlos e Barão do Amazonas, também no Centro, onde em 1822 funcionava a Casa da Ópera. Todos os locais foram marcados em 1822 por iniciativas ou comemorações de campistas relacionadas à independência do Brasil. A iniciativa foi do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, presidido por Genilson Paes Soares, em parceria com o Museu Histórico de Campos, o Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e a Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle). A historiadora Sylvia Paes; o membro do Instituto Histórico Antônio Carlos Ornellas Berriel, e o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas em Campos, Edvar Junior, prestigiaram os festejos. Também nesta manhã, houve no Museu Histórico a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino da Independência do Brasil pelo pianista Ivan Glória.
Dando continuidade à programação, acontecerá na Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (5), uma sessão solene sobre o bicentenário da independência, a partir das 15h. Estão previstas para o evento a abertura de uma exposição iconográfica no foyer da Câmara, palestra do professor Carlos Eugênio Soares e entrega de homenagens a Genilson Paes Soares; à coordenadora do Museu Histórico, Graziela Escocard; e ao professor Carlos Eugênio, além do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho; da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas; do presidente da Câmara Municipal, Fábio Ribeiro; da diretora da Emugle, Eliene Prata; do bispo titular da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz; da historiadora Sylvia Paes e do juiz de direito Heitor Campinho. Já na quarta-feira (7), Dia da Independência, acontecerá o tradicional desfile cívico no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop).
— Campos teve uma participação muito expressiva na Independência do Brasil. Esse momento resgata para nossos alunos e nossa cidade um momento especial, não só de olhar para o passado e refletir sobre como estamos, mas para onde devemos ir quando pensamos em independência. Reavivamos esta importância no retorno dos nossos desfiles cívicos, que se inicia neste domingo, em Guarus, tendo seu ponto alto, no dia sete de setembro, no Cepop — destacou o secretário de Educação, Marcelo Feres.
— A história da nossa cidade se confunde com a independência do país. Campos sempre está envolvida em todos os momentos da história do país. Este 7 de setembro, em que comemoramos o bicentenário, é especial. Ficar independente e buscar essa independência ao longo de sua caminhada é de extremo significado e de muita reflexão. Precisamos pensar em que país queremos: um país que é justo para todos ou para poucos; um país independente em sua totalidade ou não? — reforçou Auxiliadora Freitas.