Apresentação e Biografia
Kíssila Santos - Atualizado em 17/09/2022 08:07
Gostaria de aproveitar este primeiro espaço que me concede o principal jornal de Campos dos Goytacazes, RJ, minha cidade natal, para anunciar que a partir de hoje, serei a responsável pela tarefa de escrever sobre temas voltados para o Empreendedorismo, a Inovação e principalmente os Direitos da Propriedade Intelectual e da Tecnologia.
Sou admiradora do jornalismo de qualidade, até porque, já aspirei ser jornalista em meus tempos de ensino médio. Sempre gostei de notícias e furos de reportagem e nunca tive dificuldade de falar em público, inspirada pelo meu querido pai, Samuel Almeida dos Santos, funcionário aposentado do Banco do Brasil, mas oriundo de família humilde e sem muitos recursos. Ele sempre me disse que eu teria que estar atenta a todos os acontecimentos públicos para eu saber defender meus direitos, me expressar.
Eis que, me formei em Direito, na UCAM, em 2004, para alegria do meu pai e de toda minha família, por ser a primeira filha e neta a ter curso superior.
Uma aspirante a jornalista e que se tornou Bacharel em Direito e, posteriormente, Advogada e Professora na Faetec em Campos, em cursos de Tecnologia, queria também lecionar em uma Universidade Pública: sonho que foi postergado, para que eu pudesse me solidificar na profissão e ter minha independência financeira, além dos títulos que eu deveria possuir até chegar ao desejado cargo público do Magistério Superior. Peço desculpas aos leitores, inicialmente, pela longa introdução, mas para que eu faça minha apresentação é importante que eu registre minha origem familiar, pois sem a educação e a instrução que recebi, nem de perto eu teria me tornado a profissional e a pessoa que sou hoje.
Durante meu curso de Direito, tive a oportunidade de ser bolsista na Candido Mendes com o curso de Ciência da Computação e com o então Coordenador de Curso Jefferson Azevedo, bem como seu sucessor, Prof. Sandro Reis (sucessivamente Reitor e Professor do IFF), o que me proporcionou ter contato e aprender a ampliar minha visão do Direito . Esta minha incursão de dois anos abriu meu olhar para as possibilidades de trabalho, quando passei a entender de fato o que significava do direito constitucional à Ciência, Tecnologia, e Inovação.
Em uma época em que existiam poucos celulares conectados à internet (início dos anos 2000) pude aprender a gostar de informática em contato com meus colegas de estágio, o que me ajudou bastante nos concursos que vim a fazer no futuro e na profissão que escolhi exercer hoje: Consultora Empresarial de Propriedade Intelectual, após finalizar, em 2020, a primeira turma de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual, Inovação e Transferência de Tecnologia no IFF.
Gostaria de agradecer a oportunidade ao Jornal Folha da Manhã pela confiança dos textos que trarei para este blog a respeito de temas não muito novos, mas cada vez atuais para nossa vida profissional e acadêmica: a importância da proteção e do investimento em bens intelectuais como formas de incentivo ao empreendedorismo consciente nos negócios de Campos e de toda a blogosfera deste eminente veículo de informação. 
Kíssila Santos - Me. em Propriedade Intelectual e Inovação (IFF). Bacharel em Direito (UCAM).
Kíssila Santos - Me. em Propriedade Intelectual e Inovação (IFF). Bacharel em Direito (UCAM). / Foto: Edu Prudêncio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Kíssila Santos

    [email protected]

    Mestre em Propriedade Intelectual pelo PROFNIT / Instituto Federal Fluminense; membro da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual, bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, consultora em Marcas, Patentes e Direitos Autorais