Imagens são quebradas durante furto na Igreja Nossa Senhora da Lapa, em Campos
Pedro Henrique Figueiredo 30/06/2025 10:04 - Atualizado em 30/06/2025 10:46
Igreja N. Sra. da Lapa
Igreja N. Sra. da Lapa / Divulgação
Durante furto, imagens são quebradas na Igreja Nossa Senhora da Lapa, em Campos. A Diocese se pronunciou sobre o assunto. O Blog Catolizando classifica o episódio como terrorismo religioso. 
Durante a ação criminosa, foram furtados objetos sagrados como cálices, âmbulas, vasos litúrgicos e outros, caixas de som e outros itens do altar também foram furtados. Imagens sacras foram quebradas e, durante o ocorrido, uma vela foi deixada acesa dentro de um armário, o que poderia ter provocado um incêndio.
Frei Francisco decidiu manter a Missa, em desagravo e reparação diante do sacrilégio cometido dentro da Igreja. A Polícia Civil investiga o caso ainda.
Neste ano de 2025, é o segundo ato criminoso registrado na Diocese de Campos. Segundo o blog do Matheus Berriel, houve 31 casos de vandalismo na Diocese.
“Infelizmente é mais uma ação de violação do espaço sagrado, pois durante a invasão a imagem de Nosso Senhor dos Passos teve a cabeça arrancada e a coro de espinhos roubada. O sacrário não chegou a ser profanado”, disse a Diocese de Campos em nota.
Ainda segundo o artigo 208 do Código Penal brasileiro, do ano de 1940, escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso, vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso. O indivíduo pode ter detenção de um mês a um ano, ou multa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Pedro Henrique Figueiredo

    [email protected]