Matheus Berriel
29/06/2025 10:01 - Atualizado em 29/06/2025 15:16
Fotos: Divulgação
Um dos mais tradicionais templos católicos e cartões postais de Campos, a Igreja Nossa Senhora da Lapa foi alvo de uma ação criminosa na noite desse sábado (28) ou madrugada deste domingo (29). O fato foi divulgado nesta manhã pelo subsecretário municipal de Turismo, Edvar Junior, por meio de um vídeo no Instagram.
No vídeo, Edvar relata que o crime foi descoberto pela manhã, quando membros da comunidade católica chegaram para a missa das 9h. O blog apurou que foram levados metais, castiçais, cálices, ventiladores e caixa de som. Uma imagem religiosa foi quebrada durante a ação, e uma vela teria sido deixada acesa dentro de um armário. Ainda não há informações sobre o horário preciso em que a ação ocorreu.
— O ato foi descoberto pelo funcionário da instituição Santa Casa de Misericórdia de Campos, que é a responsável pelo prédio — informou em nota a Diocese de Campos, que utiliza a Igreja da Lapa para missas dominicais. — Infelizmente, é mais uma ação de violação do espaço sagrado, pois durante a invasão a imagem de Nosso Senhor dos Passos teve a cabeça arrancada e a coroa de espinhos roubada. O sacrário não chegou a ser profanado — complementou.
Este foi o segundo criminoso registrado no território da Diocese de Campos em 2025. Desde 2019, houve 31 casos de vandalismo.
Apesar do ocorrido, o Frei Francisco Judice celebrou uma missa em desagravo na manhã deste domingo, dia em que celebrada a solenidade de São Pedro e São Paulo.