Letreiro da histórica Estação Leopoldina está esquecido em garagem do Museu Olavo Cardoso
Matheus Berriel 06/03/2023 18:25 - Atualizado em 06/03/2023 18:27
Letreiro da Estação Leopoldina em garagem do Museu Olavo Cardoso
Letreiro da Estação Leopoldina em garagem do Museu Olavo Cardoso / Foto: Genilson Soares
Alvo de furto em dezembro de 2020 e de nova tentativa no último sábado (4), esta frustrada por policiais, o Museu Olavo Cardoso ainda guarda itens de importante valor histórico-cultural. Um deles é o letreiro da antiga Estação Leopoldina, que encontra-se numa garagem do prédio sem os devidos cuidados.
Originalmente do usineiro Olavo Cardoso, o prédio do museu que leva o seu nome data do fim do século XIX e foi doado à Prefeitura de Campos em 2006. Situado à avenida Sete de Setembro, no Centro, o museu-casa encontra-se fechado desde 2012, estando atualmente em situação de abandono e com uma parte da estrutura interditada. No final de 2020, criminosos furtaram do imóvel materiais de uso administrativo, mobiliário, ventiladores, computadores, bebedouros, condicionadores de ar e parte do acervo histórico-cultural. O que restou deste acervo foi restaurado e, em junho de 2021, transferido para o Museu Histórico de Campos, à praça do Santíssimo Salvador.
A transferência ao Museu Histórico incluiu peças como duas cristaleiras, duas mesas de jantar, 15 cadeiras, mesa de cozinha com outras três cadeiras de conjunto, um aparelho de bufê, guarda-roupas, cômoda, mesa de canto, penteadeira, três floreiras, três tapetes originais, duas colunas, relógio de parede de madeira, armário de louças, filtro com pedra vulcânica, documentos e fotos do casal Olavo Cardoso e Isabel Cardoso, frascos de perfumes usados por Isabel, além de fotos da primeira esposa de Olavo, Ambrosina, conhecida pianista de Campos no passado. Vários itens do mobiliário foram recebidos em estado degradável, desmontados, com vidros quebrados e algumas partes danificadas.
No último sábado, policiais do programa Segurança Presente prenderam dois homens tentando tirar parte da estrutura de ferro que compõe o muro do Museu Olavo Cardoso. Após a repercussão do caso, o blog tomou conhecimento de que continua no interior do terreno o letreiro da Estação Leopoldina, embora o restante do acervo referente à memória ferroviária de Campos também já tenha sido levado para o Museu Histórico, antes mesmo do furto de 2020 no Olavo Cardoso.
O blog apurou que, há anos, a Prefeitura tem recebido solicitações para que o letreiro da Leopoldina também vá para o Museu Histórico, onde teria mais segurança e ficaria junto a outras peças referentes à estação. Porém, esta transferência não aconteceu durante a última gestão municipal, como, até o momento, também ainda não foi realizada pela gestão atual. O letreiro estaria no Museu Olavo Cardoso desde que o casarão virou um espaço de memória, em 2006. Procurada, a Prefeitura não emitiu posicionamento até a publicação desta matéria.
Leia também:
Letreiro da Estação Leopoldina em garagem do Museu Olavo Cardoso
Letreiro da Estação Leopoldina em garagem do Museu Olavo Cardoso / Foto: Genilson Soares

ÚLTIMAS NOTÍCIAS