Restauração do Museu Olavo Cardoso é debatida, mas segue sem definições
Matheus Berriel - Atualizado em 25/02/2023 09:31
Museu Olavo Cardoso segue em estado de abandono
Museu Olavo Cardoso segue em estado de abandono / Foto: Rodrigo Silveira
Com marquise desabando, árvore crescendo no telhado, pichações na fachada, acúmulo de mato no quintal e já tendo sido alvo de furto no final de 2020, o Museu Olavo Cardoso tornou-se um “cartão postal de Campos às avessas”, como definiu o jornalista Saulo Pessanha em seu blog no portal Folha1. As constantes cobranças de pessoas ligadas à preservação patrimonial no município levaram a Prefeitura a procurar o Instituto Federal Fluminense (IFF), com objetivo de firmar uma parceria que viabilizasse a criação de um projeto para a obra. O IFF acenou positivamente, mas em relação a projetos para restauração de outros prédios históricos. Dada a urgência na situação do Olavo Cardoso, este ficaria de fora do acordo.
A possibilidade de parceria entre Prefeitura e IFF foi pensada pelo jornalista Edmundo Siqueira, outro titular de blog no Folha1. “Indaguei pessoalmente o prefeito Wladimir Garotinho sobre o que precisaria para salvarmos o Olavo Cardoso. Ele me disse que faltaria o projeto. Procurei o IFF, por ser uma instituição de ensino pública de alta qualidade e por ter o curso de arquitetura, através da professora Maria Catharina Queiroz Prata, que prontamente se propôs a ajudar”, recorda Edmundo.
O contato com Maria Catharina foi feito em janeiro. Desde então, há tratativas para que a parceria seja viabilizada. No início deste mês, a Prefeitura chegou a divulgar que a elaboração de um termo de cooperação técnica foi debatida com o IFF. Por meio dele, alunos do curso de bacharelado em arquitetura e urbanismo fariam projetos, destacando-se o de restauração do Museu Olavo Cardoso, para futuros estudos a respeito da obra. Na prática, porém, não é tão simples assim.
— Quando ocorreu a segunda reunião, no IFF, junto com a coordenação de arquitetura, nós colocamos alguns problemas de ordem prática, como por exemplo a urgência para ser feito o projeto do Olavo Cardoso, para ser feita uma licitação. Não tem como fazer isso de um dia para o outro. O projeto a ser licitado é um projeto grande — explica a professora Maria Catharina Queiroz Prata.
A própria Maria Catharina, então, sugeriu que a Prefeitura tentasse um contato à parte com a universitária Estéfani Carneiro. Atualmente cursando o último período da faculdade, Estéfani tem o Museu Olavo Cardoso como tema de estudo em seu Trabalho de Final de Graduação (TFG). À Folha, ela confirmou ter interesse em participar do processo para a restauração.
— Parece que a iniciativa do Edmundo deu uma ideia à Prefeitura para fazer uma parceria com o IFF, visando a reformar os patrimônios que tenham essa necessidade. Isso vai ser feito em forma de projeto de extensão, que geralmente dura mais de um ano e, por isso, envolve alunos que estão fazendo o curso. Como já estou me formando, eu não poderia participar. Mas, o caso do Museu Olavo Cardoso não vai se encaixar nessa parceria, devido à urgência da restauração — lamenta Estéfani. — Cheguei a fazer uma visita ao museu, e a situação está muito ruim. Me sensibilizei muito e queria muito fazer parte disso — acrescenta.
Em nota, a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Auxiliadora Freitas, informou que a entidade segue em tratativas com o IFF para que seja elaborado um termo de cooperação técnica. “Assim que o projeto avançar e se concretizar, serão divulgados prédios e projetos envolvidos no mesmo”, destacou.
Sobre o Museu Olavo Cardoso, Auxiliadora disse que a demanda de urgência está com a secretaria municipal de Obras e Infraestrutura, já tendo acontecido reunião desta com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, na presença de membros do Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam).
— Estão sendo tomadas as providências para que o projeto de restauração do referido imóvel avance. Estamos na expectativa de que esta demanda, em função da sua urgência, avance nas tratativas processuais, burocráticas e financeiras, para que a tão sonhada restauração deste equipamento aconteça — destaca Auxiliadora Freitas. — Quem sabe, também, juntos, possamos encontrar uma empresa local, inscrita na lei de incentivo estadual para bens culturais, que possa se interessar em colocar o imposto que pagaria ao estado na recuperação do nosso patrimônio cultural, tão significativo na nossa cidade — finaliza.
Por parte do IFF, o interesse em fazer parte de parcerias está mantido para outros projetos. Na visão da professora Maria Catharina, é importante que iniciativas deste tipo sejam buscadas, tanto com o IFF quanto com outras instituições, como o Centro Universitário Fluminense (Uniflu) e os Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (IseCensa).
— Acho que é extremamente viável, se não existe um corpo técnico, que o IFF e até mesmo outras instituições de ensino que tenham a arquitetura façam esses acordos com a Prefeitura. É importante viabilizar acordos, porque o patrimônio de Campos está se perdendo. Como professora de arquitetura e arquiteta, como uma pessoa que tem projetos referentes à preservação do patrimônio, vejo que é salutar ocorrer este termo — destaca.
A torcida é a mesma de Edmundo Siqueira, embora ressaltando que o poder público precisa buscar alternativas para restaurar o Olavo Cardoso.
— Minha ideia inicial era fazer do restauro do Museu-Casa Olavo Cardoso um exemplo prático de como pode existir uma parceria entre universidade e o poder público para restaurar um equipamento cultural. Espero que tenha bons frutos e que o Olavo Cardoso seja enfim restaurado. Mas, ressalvo que precisamos discutir, enquanto sociedade, sobre o uso que será dado — enfatiza.
Representantes da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima já estudam formas de uso para o prédio. Entretanto, ainda não há definições.
Museu Olavo Cardoso segue em estado de abandono
Museu Olavo Cardoso segue em estado de abandono / Foto: Rodrigo Silveira
Museu Olavo Cardoso segue em estado de abandono
Museu Olavo Cardoso segue em estado de abandono / Foto: Rodrigo Silveira
Museu Olavo Cardoso segue em estado de abandono
Museu Olavo Cardoso segue em estado de abandono / Foto: Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS