Campos negocia antecipação de instalação de torres 5G
16/12/2021 11:14 - Atualizado em 16/12/2021 11:19
Clarissa em audiência no ministério das Comunicações
Clarissa em audiência no ministério das Comunicações / Divulgação
A pedido da Prefeitura de Campos, a deputada federal Clarissa Garotinho (PROS/RJ) começou a discutir no ministério das Comunicações, nessa quarta-feira (15), a inclusão da cidade em dois projetos do governo federal importantes para melhorar a conectividade rural e, de um modo geral, o acesso à internet.
A primeira demanda é a instalação de torres 5G na cidade já em 2022. Pelo calendário atual, o município teria que aguardar até 2025 para recebê-las. Clarissa obteve a garantia da secretária substituta de Telecomunicações, Nathalia Almeida, de que o pleito será analisado o mais breve possível.
O argumento que está sendo usado pelo prefeito Wladimir Garotinho e por Clarissa é de que Campos tem uma importância central na região, sendo, inclusive, a base de apoio do Porto do Açu, com 15 multinacionais já instaladas no maior investimento em infraestrutura portuária das Américas.
Campos é um dos 20 municípios brasileiros que já adequaram sua legislação para a chegada do 5G, mas ainda teria que esperar quatro anos por se enquadrar na faixa de não capital com mais de 500 mil habitantes. Outras cidades já foram beneficiadas, tais como Sorocaba, Rondonópolis e Londrina.
A segunda demanda apresentada tem foco mais específico em conectividade rural, no âmbito do programa Gesac (Governo Eletrônico- Serviço de Atendimento ao Cidadão). Voltado prioritariamente para comunidades em estado de vulnerabilidade social, esse programa prevê a instalação de antenas de internet em banda larga.
— Tenho dito que esse é também o papel de um deputado: ser um ‘despachante de luxo’ das cidades, para ajudá-las abrindo portas em Brasília. Abrimos várias frentes de demandas de Campos nos ministérios, e mais essas duas agora. A receptividade foi muito boa. Acredito que vamos solucionar os dois pedidos em breve — disse Clarissa.
Em relação à tecnologia 5G, Clarissa lembrou ainda que Campos tem 12 instituições de ensino superior e ostenta a maior produção agropecuária do estado. Sobre as antenas do Gesac, a parlamentar frisou os impactos no desenvolvimento da agricultura, pecuária e pesca.
O argumento foi referendado pelo secretário municipal de Agricultura, Almy Junior. “A tecnologia é fundamental para a capacitação de pessoas e manuseio adequado de equipamentos; também nos processos de adubação, na colheita. Enfim, é uma condição básica para que a gente desenvolva uma agricultura no nível que o mundo pede”, ressaltou Almy.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS