E-book coletivo 'Meu amigo bicho' será lançado nesta quinta na Uenf
13/12/2021 18:08 - Atualizado em 15/12/2021 08:37
Capa do e-book 'Meu amigo bicho'
Capa do e-book 'Meu amigo bicho' / Foto: Divulgação
Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos, sedia nesta quinta-feira (16), às 18h, o lançamento do e-book “Meu amigo bicho!”, que tem como proposta reunir contos, crônicas e outros estilos de textos literários abordando a relação afetiva entre os animais e os seus tutores. ”Tutores, sim, porque os animais não são coisas para terem donos”, como destaca um dos idealizadores do projeto, o fotógrafo, jornalista e presidente da Associação de Imprensa de Campos (AIC), Wellington Cordeiro. Durante o lançamento, serão recolhidas doações de ração para cães e/ou gatos, em qualquer quantidade, preferencialmente sem corante. O material será destinado a projetos de acolhimento de animais abandonados.
Com 63 páginas, “Meu amigo bicho!” reúne textos de 26 autores. São eles: Ana Luísa Pessanha de Souza, Artur Gomes, Carlos Augusto Souto de Alencar, Christiano Fagundes, Cristiano Pluhar, Edmundo Siqueira, Gladys Gama França, Hugo Soares, Jefferson Serpa, João Paulo Arruda, Joilson Bessa da Silva, Luiz Cláudio Barbosa da Silva, Marcelle Louback, Marcio de Aquino, Mariane Ribeiro Pessanha, Marlúcio Arruda, Ocinei Trindade, Patrícia Bueno, Paula Di Filippo, Paula Vigneron, Ronaldo Junior, Sol Figueiredo, Thaís Tostes, Verusca Reis, Wellington Cordeiro e Wesley B. Machado.
— Felizmente, para a maioria das pessoas, ter um animal é sinônimo de afeto. E percebemos que, durante a pandemia, esse afeto ganhou uma proporção ainda maior, sendo nossos bichos uma fonte de resistência ao período de isolamento social — afirma Wellington, reforçando que o período de isolamento social reforçou a percepção da importância dos animais domésticos para na vida das pessoas.
Além desta percepção, também motivou a criação do e-book a estreia relação dos animais dom os escritores, tendo sempre suas presenças destacadas no universo cultural e sendo fonte de inspiração para grandes nomes da literatura.
— A felicidade desse projeto é ler o que gente que gosta de bicho conta sobre os seus. Suas aventuras, suas andanças, as lambidas, miados, cantos, latidos, bagunças e amores. Quantos amores! Quanto amor — ressalta o escritor Cristiano Pluhar, que compõe a dupla de organizadores do livro.
Após o lançamento desta quinta, o e-book estará disponível gratuitamente na internet, podendo ser baixado pelos links sites.google.com/view/meuamigobicho e bityli.com/YWCnwl. (M.B.) (A.N.)
Wellington Cordeiro e João, personagem da sua crônica
Wellington Cordeiro e João, personagem da sua crônica / Foto: Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS