Campos suspende vacinação de adolescentes por falta de doses da Pfizer
25/08/2021 15:33 - Atualizado em 25/08/2021 18:06
A secretaria de Saúde de Campos suspendeu a vacinação de adolesccentes contra a Covid-19. O motivo, segundo a Prefeitura, é a falta do imunizante da Pfizer, uma vez que esse grupo só poder receber essa vacina, conforme nota técnica da secretaria estadual de Saúde. A aplicação da segunda dose dessa vacina também está suspensa. De acordo com a secretaria de Estado de Saúde, um novo lote de imunizantes será entregue a Campos nesta sexta-feira (27).
O município, que já vacinou 91,45% da população adulta com a primeira dose e 46,86% com o esquema vacinal completo com duas doses ou dose única, irá manter, para esta quinta (26) e sexta-feira feira (27), a aplicação da segunda dose de AstraZeneca e CoronaVac, além das repescagens diurna e noturna, devendo a população ficar atenta para as mudanças nos postos de imunização.
— Infelizmente, não recebemos a quantidade de doses esperada na última remessa. Sendo assim, optamos por suspender a vacina de adolescentes e a segunda dose de Pfizer até que a secretaria de Estado de Saúde envie novo lote do imunizante — explica o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, nessa segunda-feira (23), o município recebeu 5.298 doses da Pfizer e a interrupção do fluxo semanal de entrega de vacinas por parte do ministério da Saúde impediu a manutenção do calendário municipal para os próximos dias. “A adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19 em Campos é muito boa, entretanto, a aceleração ou não da imunização está sempre condicionada ao quantitativo de vacina que recebemos, já que não há autonomia para compra”, afirmou o diretor de Atenção Básica, Rodrigo Carneiro.
O cronograma de vacinação dos adolescentes e da segunda dose de Pfizer será retomado assim que o Governo do Estado enviar nova remessa do imunizante em quantidade suficiente para o município. Até essa terça-feira (24), Campos já havia aplicado 464.940 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 309.108 de primeira dose, 145.182 de segunda dose e outras 10.650 doses única de Janssen. Desses vacinados, 304.082 (91,45%) fazem parte da população adulta que receberam pelo menos uma dose da vacina. Já receberam a segunda dose ou dose única 155.832, ou seja, 46,86% estão com o esquema vacinal completo.
Com a suspensão do cronograma de adolescentes, os postos foram remanejados para atendimento por repescagem e aplicação da segunda dose de AstraZenca para quem tomou a primeira dose até o dia 14 de junho e CoronaVac para quem tomou a primeira dose até 6 de julho.
A repescagem noturna segue em seis Unidades Pré-Hospitalares (UPH) somente por meio de agendamento online. As vagas são liberadas para agendamento sempre na parte da tarde.
A secretaria de Estado de Saúde (SES) afirmou que recebeu informações do ministério da Saúde sobre a previsão de chegada de uma nova remessa de doses de vacinas contra Covid-19 para o estado do Rio por volta da meia-noite desta quarta-feira. De acordo com o informe, estão sendo enviadas 561.740 doses de vacinas, sendo 302 mil de Coronavac e 259.740 de Pfizer.
“Equipes da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói, estarão de prontidão para receber os imunizantes, checar a temperatura e inserir dados no sistema. O município do Rio de Janeiro vai realizar a retirada do seu lote às 4h desta quinta-feira (26). Já Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Maricá farão as retiradas a partir das 8h. Para os demais municípios, a distribuição por helicópteros e caminhões ocorre na sexta-feira (27)”.
CRONOGRAMA
Repescagem diurna
Quinta-feira (26): Homens e mulheres com idade entre 35 e 44 anos
Sexta-feira (27): Homens e mulheres com idade entre 25 e 34 anos
2ª dose
2ª dose de AstraZeneca para quem tomou a 1ª até 14/06
2ª dose de CoronaVac para quem tomou a 1ª até 06/08
POSTOS DE VACINAÇÃO
Repescagem e 2ª dose de Coronavac
Drive-thru Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro)
Drive-thru Guarus Plaza Shopping
Paróquia Nossa Senhora de Fátima (IPS)
Escola Municipal Pequeno Frederico (Ururaí)
Sest/Senat
UPH de Travessão
UBS Tocos
UBS Poço Gordo
UBS da Penha
Vila Olímpica do Jardim Carioca
Paróquia São Gonçalo (Goitacazes)
Paróquia Santa Terezinha (Pecuária)
Quiosque de vacinação (rodoviária Roberto Silveira)
2ª dose de Astrazeneca e Coronavac
Drive-thru Uenf
Fundação Municipal de Esportes (antiga AABB)
Automóvel Clube
Clube de Terceira Idade
IFF Guarus
UPH Santo Eduardo (somente Coronavac)
2ª dose de Astrazeneca
UBSF Ponta da Lama
UPH Morro do Coco
UBSF Santa Maria
UBSF Santa Cruz
UBS Conselheiro Josino
ESF Morangaba
UBSF Lagoa de Cima
ESF Lagamar (Farol de São Thomé)
UBSF Lagoa de Cima
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS